FOB-USP comemora 49º aniversário

A faculdade foi criada em 1948 e implantada em 17 de maio de 1962

A Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) completa 49 anos nesta terça-feira. A faculdade foi criada em 1948 e implantada em 17 de maio de 1962. A data será celebrada com hasteamento da Bandeira Nacional,  a partir das 8 horas, na entrada principal da instituição. O evento contará com as presenças dos professores José Carlos Pereira, diretor;  Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, vice-diretora, e do coordenador do Campus Administrativo de Bauru, Ruy Cesar Camargo Abdo, e de representantes do corpo docente, alunos e funcionários do campus.

A FOB integra o Campus Administrativo de Bauru, da USP, juntamente com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e a Coordenadoria do Campus (CCB).   Conta com cursos nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia, tendo formado 46 turmas de cirurgiões-dentistas e 18 de fonoaudiólogos até o ano de 2010, resultando na  graduação de 2.300 dentistas e 560 fonoaudiólogos. Na pós-graduação, titulou 1.174 mestres e 536 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas de  Odontologia e  Fonoaudiologia do Brasil e do exterior.

A FOB tem como missão formar profissionais, docentes e pesquisadores altamente qualificados, amparados em princípios éticos, humanísticos e técnico-científicos; implementar atividades inovadoras em diferentes áreas da atuação profissional; qualificar recursos humanos comprometidos com o aperfeiçoamento de estratégias de atenção à população e produzir conhecimento científico inovador,  aplicado no bem estar da comunidade.

Constituída por seis departamentos de ensino, conta com 117 docentes, a maioria em tempo integral, e 231 servidores técnicos e administrativos. Nos cursos de graduação em Odontologia e Fonoaudiologia, a FOB possui 350 alunos matriculados, além de 348 alunos na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e aproximadamente 200 alunos de especialização. Entre 2000 e 2011, produziu 2.718 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 404 capítulos de livros e 59 livros de texto, nas áreas de Odontologia e  Fonoaudiologia.

Na FOB, a extensão de serviços à comunidade  realiza cerca de  95 mil procedimentos por ano, em diferentes níveis de complexidade, incluindo serviços de urgência, atendimentos clínicos e atividades extramuros. A faculdade mantém convênios de cooperação acadêmica e científica com universidades do país e do exterior, incluindo a América Latina, a Europa e os Estados Unidos.

Luís Victorelli, com Marianne Ramalho e Edna Zaupa Nebo
Arte: Daniel Gregório