Centrinho traz membro da OMS para curso

De 15 a 18 de junho, pesquisadores e profissionais de saúde estarão reunidos em Bauru (SP) para discutir tratamento, prevenção e protocolos relacionados às malformações craniofaciais durante o 44º. Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas.

Sediado no Teatro Universitário da FOB-USP, no campus de Bauru (SP), o tradicional evento faz parte do calendário comemorativo aos 44 anos de fundação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP/ Centrinho).

Das anomalias craniofaciais, as fissuras labiopalatinas são consideradas as mais comuns. Segundo o pesquisador escocês Peter Mossey, diretor do Centro Colaborativo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada três minutos nasce uma criança com fissura no mundo.

Mossey, que estuda incidências, impactos e demandas globais relativos às fissuras, ministrará a palestra de abertura do evento no dia 15/6, das 19h às 22h, com o tema “Protocolos de melhoria de qualidade de pesquisas”, visando orientar os participantes sobre o desenvolvimento de pesquisas que sejam pertinentes e efetivamente façam diferença no tratamento dos pacientes com fissuras labiopalatinas.

Para ele, nos países em desenvolvimento, o maior problema das pessoas com fissura ainda é a falta de acesso ao tratamento por questões financeiras e também culturais. Essas e outras discussões estão na pauta do evento.

Nesta edição do curso, uma novidade é a participação de profissionais das unidades ambulatoriais do Centrinho-USP mantidas em parceria com a Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais) para discussão de casos cujas cirurgias são feitas em Bauru (SP), na sede do Hospital, e o acompanhamento nos ambulatórios instalados em Itapetininga (abrangendo populações das regiões de Sorocaba e Vale do Ribeira), em São Bernardo do Campo (favorecendo a grande São Paulo e Baixada Santista) e em Campo Grande (no estado do Mato Grosso do Sul). “No formato de mesa redonda, as equipes vão discutir casos clínicos específicos e trocar experiências com o público participante. Sem dúvida, serão debates muito ricos”, afirma a pesquisadora Gisele da Silva Dalben, uma das coordenadoras do evento.

Cursos básicos, específicos, palestras e exposição de painéis das mais diversas áreas de atuação em saúde no tratamento das anomalias congênitas labiopalatinas compõem a programação completa. Inscrições de trabalhos científicos serão recebidas até 23/5. Detalhes no site do evento: www.centrinho.usp.br/eventos/info

Inscrições e informações: SerCom/Eventos, pelo e-mail eventos@centrinho.usp.brou pelos telefones 14 3235-8437 e 14 3223-2100.

Tiago Rodella (MTb. 57.490)
Arte: Marisa Romangnolli (SerCom)