Centrinho completa 44 anos nesta semana

No dia 24 de junho, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) comemora seus 44 anos de existência. Uma série de eventos está programada para marcar a data já a partir desta semana.

Quarta-feira, dia 15, acontece o VII Encontro Nacional da Rede Profis, na sala de curso da entidade. O Encontro reúne dirigentes, voluntários e membros das associações pacientes com fissura labiopalatina e deficiência auditiva de todo o Brasil para discutirem o processo de desenvolvimento dessas entidades.

Também na quarta, 15 de junho, tem início o tradicional Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas do Hospital, em sua 44ª edição, com palestra sobre protocolos de melhoria de qualidade nas pesquisas, ministrada pelo pesquisador escocês Peter Mossey, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outra novidade será a discussão de casos operados no Centrinho-USP e acompanhados nas unidades ambulatoriais da Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf), em Campo Grande (MS), Itapetininga (SP) e São Bernardo do Campo (SP). O Curso será realizado no Teatro Universitário da USP-Bauru até o dia 18.

Dia 17 de junho, um jantar de confraternização vai reunir toda a equipe do Centrinho-USP, Funcraf, Profis, Cabesf e alunos do Hospital no Buffet Márcia & Marô, em Bauru. A confraternização também faz parte da agenda do 44º. Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas.

Entre os dias 20 e 22, no jardim interno do Hospital, diversas atrações culturais vão integrar pacientes, profissionais e alunos. Haverá apresentações musicais, dança do ventre, peça teatral infantil e ainda um culto ecumênico para celebrar o 44º aniversário do Centrinho.

E no dia 21 de junho será realizada a Festa Junina do campus USP-Bauru, integrando as unidades (Centrinho, Coordenadoria do Campus e Faculdade de Odontologia de Bauru) e Funcraf, ao lado do Ginásio de Esportes do campus. A festa será beneficente e destinada ao público interno do campus. A entrada será a doação de um quilo de alimento não perecível ou leite. A instituição beneficiada pelas doações será divulgada em breve. O evento visa também a arrecadação de verba para as comissões de formatura de alunos da FOB, Associação de pais do Berçário “Leite & Amor” e Profis, que terão barracas para comercialização de itens juninos.

Para o superintendente substituto do Centrinho-USP, João Henrique Nogueira Pinto, o maior presente do Hospital foi, mais uma vez, o reconhecimento dos seus pacientes. “Pelo terceiro ano consecutivo, ficamos entre as dez melhores instituições hospitalares do Estado. Esse é o mais importante reconhecimento daqueles que aqui são atendidos. Compartilhamos a alegria dessa conquista com todos os profissionais de nossa equipe”, afirma. Numa pesquisa realizada pelo Governo paulista entre os usuários do SUS e divulgada no fim de maio, o Centrinho-USP ficou na oitava colocação, com nota 9,477.

Confira a seguir a programação completa dos 44 anos do Centrinho-USP:

• de 15 a 18/6
44° Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas
, no Teatro Universitário da FOB-USP. Detalhes: www.centrinho.usp.br/eventos/info

• 15/6
VII Encontro Nacional da Rede Profis, na sala de curso da Profis. Programação completa: www.centrinho.usp.br/eventos/info

• de 20 a 22/6
Semana comemorativa

– 20/6, às 8h: apresentação de Daniel (saxofone) na Portaria do Centrinho-USP
– 20/6, às 9h: apresentação de samba e MPB, com Nando Queiroz, no jardim interno
– 20/6, às 9h: apresentação do Coral do Cedau, no jardim interno
– 20/6, às 13h30: apresentação de Daniel (saxofone), na Divisão de Saúde Auditiva