Nirh do Centrinho comemora 20 anos de atuação

Alunos do Nirh em aula com o instrutor de Libras Valdeci Henrique de Santana

Nesta terça-feira, 11 de outubro, o Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação (Nirh) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) vai comemorar 20 anos de atuação com um evento em Bauru. Ligada ao Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP, a unidade foi criada em 1991 e, há dez anos, passou por uma reformulação e concentrou seu trabalho exclusivamente no atendimento ao público com surdez.

No Nirh, crianças, adolescentes e jovens têm aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), língua portuguesa escrita, atividades expressivas, aulas de informática e de educação profissional, além de colocação e acompanhamento no mercado de trabalho. A família e a escola também estão no foco da equipe. Neste ano, o Nirh está com 24 pacientes matriculados.

Alguns números dão a dimensão e a relevância do trabalho realizado pelo Nirh nessas duas décadas: 289 pessoas com surdez foram inseridas no mercado de trabalho, 443 educadores do ensino regular foram capacitados e 1.144 pessoas fizeram o curso de Libras. A quantidade de empresas parceiras do Nirh que empregam essas pessoas também demonstra a solidez desse trabalho: ao todo, são 51 empresas de Bauru e região. “Nesse sentido, podemos dizer que esse trabalho também resultou numa transformação da escola, dos empresários, da nossa comunidade com relação à inclusão das pessoas com surdez. Hoje, há uma aceitação muito grande”, avalia Maria José Monteiro Benjamin Buffa, chefe técnica do Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP e coordenadora do Nirh.

Recentemente, o trabalho do Nirh teve mais um reconhecimento, em nível nacional. Dia 27 de setembro, a Fundação Banco do Brasil divulgou a lista de tecnologias sociais certificadas pela instituição. O Nirh ficou entre as 264 iniciativas selecionadas de todo o Brasil para concorrer à sexta edição do “Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social 2011”. Ao todo, foram 1.116 projetos inscritos. Agora, essas tecnologias serão pontuadas segundo critérios de efetividade, nível de sistematização e resultados. A premiação das vencedoras nas nove categorias do prêmio acontecerá em novembro, em Brasília (DF).

“Com o nosso trabalho, percebemos melhora significativa em relação à linguagem e aos aspectos cognitivos. Isso favorece a compreensão, a interpretação de mundo e, consequentemente, a autonomia dessas pessoas”, afirma Maria José Buffa. Para ajudar a romper barreiras ainda existentes na sociedade, a equipe do Nirh oferece ainda cursos de capacitação de professores do ensino regular que lidam com alunos que têm surdez, cursos de Libras – em parceria com a Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf), além de consultoria de psicóloga, pedagoga e intérprete de Libras para o trato diário com funcionários surdos, feita sob demandas das empresas.

Voltado a usuários, pais, funcionários e convidados, o evento comemorativo aos 20 anos do Nirh acontece no Buffet Biscoito & Cia (Rua Ignácio Alexandre Nasralla, 4-40, Jardim Aeroporto, Bauru), das 19h30 às 23h. Estão programadas homenagens, apresentação em Libras do “Coral Vibrar” – formado por usuários do Nirh – e encenação de peça teatral pelos próprios pacientes.

Serviço:
Comemoração dos 20 anos do Nirh
Quando:
11 de outubro, das 19h30 às 23h
Onde: Buffet Biscoito & Cia (Rua Ignácio Alexandre Nasralla, 4-40, Jardim Aeroporto, Bauru)
Público-alvo: usuários, pais, funcionários e convidados
Outras informações: (14) 3235-8402

Tiago Rodella (Mtb. 57.490)
Foto: Arquivo SerCom / Centrinho-USP