Simpósio inicia comemorações de 45 anos do Centrinho

Nos dias 10 e 11 de dezembro (sábado e domingo), o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) realizará, concomitantemente, o “II Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas” e o “IX Encontro Científico de Pós-Graduação”. Na abertura dos eventos, na manhã do dia 10 (sábado), no Teatro da Universidade do Sagrado Coração (Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP), será lançado oficialmente o selo comemorativo que marcará as festividades pelos 45 anos que o Centrinho-USP vai comemorar em junho de 2012.

Neste ano, além de palestrantes do Brasil e do exterior – Vahan Agopyan (pró-reitor de Pós-Graduação da USP), Brian Sommerlad (Great Ormond Street Hospital for Children, Inglaterra), Gunvor Semb (University of Manchester, Inglaterra), Hugo De Clerck (University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos), Nancy Scherer (East Tennessee State University, Estados Unidos) e William Shaw (University of Manchester, Inglaterra, e Centro Colaborativo da Organização Mundial da Saúde para pesquisas em anomalias craniofaciais) –, os eventos reunirão representantes de centros de reabilitação em fissura labiopalatina de João Pessoa (PB), Recife (PE), São Paulo (SP), Lageado (RS), Joinville (SC) e Curitiba (PR).

Durante o Simpósio, serão discutidas propostas para a criação de um novo projeto científico multicêntrico no Brasil, nos moldes dos grandes projetos internacionais na área. Cada centro apresentará seus protocolos de tratamento, resultados quanto à estética, fala e crescimento craniofacial, além das principais dificuldades encontradas. “O objetivo é analisar os protocolos adotados e investigar um protocolo comum, que permita avançar na qualidade do tratamento das fissuras”, afirma Inge Elly Kiemle Trindade, coordenadora do Simpósio.

A programação conta com conferências, mesas redondas, sessão de painéis, além de pré-simpósio, nos quais serão debatidos temas como interdisciplinaridade em saúde, aspectos cognitivos e psicossociais das fissuras labiopalatinas, protocolos de tratamento no Brasil e projetos multicêntricos na área. Todos os detalhes estão no portal do Centrinho-USP (www.centrinho.usp.br/eventos/info).

Pré-Simpósio
“Transtornos da deglutição e disfagia” é o tema do evento que antecede o “II Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas”, no dia 9 de dezembro. Ministrado pelas fonoaudiólogas Silvia Cristina Jury (Universidade do Museu Social Argentino, Argentina), Rosana Prado Oliveira, Vera Helena Valente Leirião, Haline Coracine Miguel e Jeniffer Dutka (equipe do Centrinho-USP), o evento acontecerá nas salas 2 e 3 da Pós-Graduação do Centrinho-USP, a partir das 13h30, com 6 horas de carga horária. As vagas são limitadas. Detalhes pelo telefone (14) 3235-8437.

Na programação: conceitos gerais sobre transtornos deglutórios e disfagia; prevenção secundária em neonatologia; fatores que alteram a coordenação sucção/deglutição/respiração; critérios para uso de sonda; condições associadas à diminuição do reflexo de sucção e deglutição e sua relação com a alimentação; sinais clínicos da incoordenação sucção/deglutição/respiração; critérios de diagnóstico e tratamento: pacientes com anomalias craniofaciais; pacientes com atresia de coana e apresentação de casos clínicos.

Tiago Rodella (Mtb. 57.490)
Arte: Marisa Romangnolli / SerCom Centrinho-USP