Calouros da FOB são recebidos por campeões olímpicos

Além de palestras com os atletas, os alunos terão Aula-Magna com a pró-reitora da Graduação, Telma Maria Tenório Zorn.

Imagine você chegar pela primeira vez numa faculdade e além de se deparar com todo o requinte da excelência acadêmica ainda é recebido por campeões olímpicos. Pois é isso que vai acontecer a partir desta segunda-feira com 90 alunos ingressantes na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP).

Com a recepção intitulada “Calouro Humano”, a FOB traz para Bauru os atletas Carlão, ex-capitão da seleção brasileira de vôlei e medalhista de Ouro olímpico, e Adriana Behar, duas vezes Prata olímpica no vôlei de praia, e medalha de Ouro nos Goodwill Games e nos Jogos Pan-americanos de  Winnipeg. Eles falarão sobre o Programa Embaixadores do Esporte, patrocinado pelo Banco do Brasil, na terça dia 28, às 16 horas, no Teatro da FOB.

Um dia antes, às 9h, no mesmo local, será a vez da pró-reitora de Graduação da USP, Telma Maria Tenório Zorn, ministrar Aula-Magna sob o título “O que a USP espera de seus ‘Kalógeros’?”.  Palestras, visitas às unidades locais do campus, atividades de orientação e integração, encontro entre calouros e veteranos e ações culturais, sociais e acadêmicas também fazem parte da programação.

Chegam à FOB-USP neste ano, 50 alunos do curso de Odontologia e 40 do curso de Fonoaudiologia. As atividades, que marcam as comemorações do cinquentenário da faculdade, serão presididas pelo diretor da Instituição, José Carlos Pereira. Entre os eventos programados, já é tradição um trabalho de aproximação com os familiares dos calouros por intermédio do projeto “Universidade e Família”, que promove encontro entre a direção, professores, alunos e os pais.

Também são realizadas campanhas. Entre elas, destacam-se: “Restaurando e zelando pelo patrimônio público”, onde os calouros pintam móveis dos moradores do Alojamento Estudantil do Campus USP de Bauru (CRUSP); “Pintando a felicidade”, nesta atividade os calouros e alunos da FOB pintam uma EMEI, escola municipal. E, por fim, a campanha “Adote um sorriso”, calouros e alunos FOB prestam atendimento odontológico às crianças da escola.

A Recepção “Calouro Humano” é organizada pelo Grupo Setorial Pró-Calouros da FOB-USP, presidida por Gustavo Pompermaier Garlet, professor da faculdade. Saiba mais em www.fob.usp.br.

Programação completa:

Data Atividade
08 e 09/02Quarta e quinta-Feira MATRÍCULA E RECEPÇÃO “CALOURO HUMANO”8h30-11h / 14-16h – Faculdade de Odontologia de Bauru/Complexo Esportivo do Campus

Vídeo Institucional “FOB – 50 Anos”

Aula Magna: “O que a USP espera de seus ‘Kalógeros’?”

Profª Drª Telma Maria Tenório Zorn, Pró-Reitora de Graduação da USP

10h30  Brunch/Lanche (Anexo ao Teatro Universitário e Hall de Entrada da FOB)

11h      Show de Recepção com a Banda Wings Rock Show – antiga banda dos Beatles Cover (Teatro Universitário)

14h      Encontro entre Pais/Responsáveis e Direção da FOB/USP (Teatro Universitário)14h      Bate-Papo “CONHECENDO O COMPLEXO ESPORTIVO”, seguido de Atividade Esportiva (Ginásio de Esportes)15h      “TOUR FAMÍLIA” – opcional (*2)

28/02Terça-feira
8h30    Palestra “O PAPEL SOCIAL DA ODONTOLOGIA” (Anfiteatro 1)Profª Drª Maria Teresa Atta8h30    Palestra “A FORMAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA FOB/USP” (Anfiteatro 5)Profa Dra Giédre Berretin Felix

10h      RESTAURANDO E ZELANDO PELO PATRIMÔNIO PÚBLICO – “Calouros tem dúvidas, mas também certezas: a USP é nossa e vamos preservá-la” (Alojamento Estudantil)

Calouros pintando móveis dos moradores do Alojamento Estudantil do Campus USP de Bauru – CRUSP

14h      “OPORTUNIDADES ACADÊMICAS” (Teatro Universitário)15h      Encontro Educativo com o Programa USP Recicla (Teatro Universitário)16h      Palestra Programa Embaixadores do Esporte, seguida de autógrafos e distribuição de camisetas (Teatro Universitário)Com Carlão (ex-capitão da Seleção Brasileira de Vôlei) e Adriana Brandão Behar (atleta do Vôlei de Praia do Brasil)
29/02Quarta-feira 7h30    Projeto “PINTANDO A FELICIDADE” (Saída: Hall de Entrada da FOB)EMEI Orlando Silveira Martins (Vila Santa Luzia – Bauru/SP)
01/03Quinta-feira 9h        Projeto “ADOTE UM SORRISO” – Extensão do Projeto “Pintando a Felicidade”EMEI Orlando Silveira Martins (Vila Santa Luzia – Bauru/SP)
14h      Integração FOB e HRAC “CONHECENDO O CENTRINHO: FAZENDO OUVIR, FALAR E SORRIR” (Saída: Hall de Entrada da FOB)15h30  Bate-papo entre Direção e Calouros “ABRINDO AS PORTAS E O CORAÇÃO” (Teatro Universitário)
02/03Sexta-feira 9h        Atividade Cultural/Esportiva (Ginásio de Esportes)
TARDE LIVRE
Campanhas de Recepção aos Calouros. RESTAURANDO E ZELANDO PELO PATRIMÔNIO PÚBLICO – Calouros pintando móveis dos moradores doAlojamento Estudantil do Campus USP de Bauru – CRUSP. PINTANDO A FELICIDADE – Calouros e Alunos FOB pintando a EMEI Orlando Silveira Martins

. ADOTE UM SORRISO – Calouros e Alunos FOB prestando atendimento às crianças da EMEI Orlando Silveira Martins

(*1) Toda a comunidade USP está convidada;
(*2) Pedimos a gentileza para que todos os departamentos, seções, serviços da FOB, CCB e HRAC estejam preparados para receber os novos alunos e seus respectivos familiares, mesmo que a intenção seja apenas a de circular e identificar os locais, sem adentrar em todos os serviços.

Luís Victorelli (MTb 21.656)
Arte: Mauricio Belone