Centrinho e Funcraf oferecem curso de Libras para surdos

Nesta segunda-feira, 9 de abril, tem início um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) gratuito voltado para pessoas com surdez, oferecido pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da Universidade de São Paulo (USP), o Centrinho, e pela Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf). Pessoas não ouvintes interessadas podem fazer as inscrições até esta segunda-feira, dia 9, no Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação (Nirh) do Centrinho-USP, das 8h às 17h, em dias úteis, pelo e-mail nirh@centrinho.usp.br ou pelo telefone (14) 3235-8402, com Elaine ou Cláudia.

Há mais de uma década, o Nirh atua exclusivamente com o público com surdez – com atividades educacionais e profissionalizantes – e, desde 2000, em parceria com a Funcraf – fundação parceira do Centrinho-USP – oferece cursos de Libras à comunidade, nos quais já foram formadas mais de 1.100 pessoas. Esta é a primeira vez que o curso é destinado especificamente para os não ouvintes.

Além de contribuir para que as pessoas com surdez aprofundem o conhecimento da própria língua de sinais, com o curso de 120 horas os participantes podem prestar a prova para obtenção do Prolibras para instrutor (certificação de proficiência na língua de sinais concedida pelo MEC). “É uma oportunidade que traz grandes benefícios para a comunidade surda, pois possibilita uma imersão na língua de sinais, em sua gramática, e também prepara esse público para uma ampliação de seu horizonte profissional”, ressalta a pedagoga Maria José Monteiro Benjamin Buffa, chefe técnica do Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP.

Com 60 horas no módulo básico, o curso será ministrado por instrutor de Libras certificado pelo Ministério da Educação (MEC), até novembro de 2012, com aulas nas segundas-feiras, das 17h às 19h, no Nirh. De acordo com Maria José Buffa, o módulo avançado, também de 60 horas, será ministrado em 2013. O número de vagas é limitado em 25. Ligado ao Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP, o Nirh fica localizado na Rua Capitão Gomes Duarte, 23-60, Vila Universitária, Bauru-USP. Informações e inscrições: e-mail nirh@centrinho.usp.br ou telefone (14) 3235-8402.

Tiago Rodella (Mtb. 57.490)
Foto: Arquivo SerCom Centrinho-USP