Pacientes participam do Dia do Desafio no Centrinho

Em 2011, cerca de 150 pessoas se exercitaram no Centrinho-USP no Dia do Desafio

Nesta quarta-feira,30, a equipe do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP), conhecido por Centrinho-USP, de Bauru (SP), entrará no clima do slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto” participando do Dia do Desafio, com mais de uma hora de atividades físicas envolvendo pacientes, acompanhantes e funcionários.

Pela manhã, das 9h às 10h, quatro blocos de quinze minutos de dança e outras atividades físicas vão agitar funcionários e pacientes do Hospital, no Quiosque São Francisco, sob coordenação de técnicos de apoio educativo do Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP. Das 10h às 10h15, pacientes e acompanhantes que estiverem no ambulatório serão convidados a participar de um alongamento divertido. A expectativa é envolver um público de aproximadamente 100 pessoas.

Na Divisão de Saúde Auditiva do Hospital, localizada no Jardim Panorama, funcionários e pacientes serão estimulados a fazer alongamento, a partir das 11h, sob orientação da fisioterapeuta Eloísa Nelli, da equipe do Centrinho-USP. Nas unidades externas que integram o Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP (Cedau e Nirh) também serão desenvolvidas atividades físicas, envolvendo, ao todo, cerca de 50 pacientes.

O dia do desafio
Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. Neste ano, Bauru concorrerá com Penãlolén, uma das 32 comunas que compõem a cidade de Santiago, capital do Chile. Mais informações: http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/.
A seguir, confira a programação do Dia do Desafio no Centrinho-USP:

Dia do desafio – 30 de maio de 2012
No Quiosque
Horário: às 9h. Público: Pacientes de pré e pós-cirúrgico, acompanhantes e funcionários.
15 minutos de alongamento, dança e agito, coordenados pela equipe da Recreação. (rua Silvio Marchione, 3-20 Vila Universitária)

No Ambulatório
Horário: às 10h. Público: Pacientes de ambulatório, acompanhantes e funcionários.

Na Divisão de Saúde Auditiva:
Horário: às 11h. Público: Pacientes e funcionários.
15 minutos de alongamento, orientado pela fisioterapeuta Eloisa Nelli. (rua Benedito Moreira Pinto, 8-81 – Jd. Panorama)

No Cedau (Centro Educacional do Deficiente Auditivo)
Horários: às 8h30 e às 10h30. Público: 41 crianças usuárias de aparelho auditivo ou implante coclear. Gincanas e brincadeiras, coordenadas pela equipe do Cedau. (rua capitão Gomes Duarte, 23-60)

No Nirh (Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação)
Horários: às 14h30. Público: Cerca de dez jovens com surdez.
Alongamento e exercícios ao ar livre (Parque Vitória Régia), orientados pela equipe do Nirh. (rua capitão Gomes Duarte, 23-60)

Elaine de Sousa (Mtb. 29.593)
Foto: Lucas Aguiar / SerCom Centrinho-USP