Pós-Graduação do Centrinho realiza missão internacional

As professoras Daniela Garib, Wanda Gnoinski, Ana Almeida e Thais Oliveira na University of Zurich (Suíça)

Três membros do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) realizaram uma missão internacional na Europa, com visita a duas instituições de ensino superior que possuem centros de reabilitação de fissuras orofaciais e têm produzido conhecimentos de impacto na área: a Radboud University, em Nijmegen, na Holanda, e a University of Zurich, na Suíça.

Durante uma semana, entre os dias 18 e 25 de agosto, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Centrinho-USP, Daniela Gamba Garib Carreira, a orientadora de mestrado e doutorado e chefe técnica do Serviço de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição, Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida, e a também orientadora da Pós-Graduação do Hospital Thais Marchini de Oliveira participaram de visitas técnicas e reuniões em ambas as universidades. O grupo brasileiro foi recebido por renomadas pesquisadoras: na Radboud University Nijmegen (Holanda), pela professora Anne Marie Kuijpers-Jagtman, e, na University of Zurich (Suíça), pela professora Wanda Gnoinski.

“Além de permitir o conhecimento da estrutura da Pós-Graduação, das pesquisas e dos protocolos de atendimento dos pacientes com fissuras labiopalatinas nas duas universidades europeias, a visita propiciou uma oportunidade ímpar de iniciar novos convênios de nossa unidade com centros estrangeiros”, avalia Daniela Garib. “Isso favorece o intercâmbio docente e discente e as pesquisas em colaboração internacional”. Segundo ela, as duas pesquisadoras que as receberam na Europa já aceitaram o convite para visita ao Centrinho-USP em 2013.

A coordenadora da Pós-Graduação do Hospital explica ainda que um relatório com um plano de metas e o respectivo cronograma de ações para revisão do Programa da instituição e propostas de aprimoramento está em fase de elaboração. “Com base nessa missão internacional, discutiremos o que poderá ser aplicado e aperfeiçoado no nosso Programa de Pós-Graduação. O relatório com os planos deverá ser concluído em três meses”, afirma.

A iniciativa é fruto de edital de Programa de Aperfeiçoamento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP que visa apoiar o desenvolvimento e aprimoramento estrutural dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade. A ideia é que, por meio de ações como missões ao exterior e assessoria e consultoria externa, os programas de Pós-Graduação busquem exemplos de sucesso em suas áreas de atuação, tenham acesso a novos modelos de ensino – tanto acadêmicos como profissionais – e fortaleçam iniciativas de internacionalização compatíveis com uma instituição de classe mundial. O edital previu a cobertura de despesas com transporte, diárias e seguro saúde. Além do Programa de Pós-Graduação do Centrinho-USP, outros 17 programas de unidades da Universidade foram contemplados.

Tiago Rodella (Mtb. 57.490)