Trabalho da USP-Bauru é finalista do Prêmio SAÚDE

Atrás: Jeniffer Dutka, Homero Aferri, Maria Inês Krook e Mônica Lopes. Na frente: Josiane Neves, Raquel Rosa, Olívia Souza e Melina Whitaker

Pesquisadores do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da Universidade de São Paulo (USP), são finalistas do Prêmio SAÚDE 2012, da Editora Abril. Um trabalho sobre prótese de palato para correção de problemas de fala é um dos três finalistas na categoria “Saúde Bucal”. Ao todo, mais de 450 trabalhos foram inscritos nas sete categorias.

O objetivo do prêmio é valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros. São três etapas de seleção: escolha dos 25 melhores trabalhos em cada categoria, realizada pela equipe da revista SAÚDE é Vital; escolha dos três finalistas de cada modalidade, feita por uma comissão julgadora composta por renomados profissionais de saúde nas diversas áreas do prêmio; e, na fase atual, votação da comissão julgadora e do público, que ajudará a eleger, pela internet, o vencedor de cada categoria.

Para votar no trabalho desenvolvido pela equipe do Centrinho-USP, acesse, até o dia 14 de outubro, o site http://saude.abril.com.br/premiosaude/2012/finalistas/saude-bucal/ e, sob o trabalho intitulado “Prótese de palato para corrigir problemas de fala: Funcionamento velofaríngeo com e sem prótese de palato após a palatoplastia”, clique em “Votar”.

Entre os critérios utilizados para avaliação dos trabalhos estão o impacto na saúde dos brasileiros ou de determinada comunidade, a educação da população para a prevenção de doenças ou busca de tratamento adequado, a originalidade da pesquisa com resultados inéditos ou uso inovador de conhecimentos já existentes, além do uso de novas tecnologias.

Todos os profissionais de saúde finalistas receberão um certificado e terão seus trabalhos divulgados na revista SAÚDE é Vital e no site da publicação. As equipes responsáveis pelos trabalhos vencedores receberão um troféu e cada um de seus integrantes receberá, ainda, um certificado de vencedor. O resultado final será conhecido no dia 29 de novembro, durante a cerimônia de premiação, que será realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Reconhecimento
O trabalho finalista tem autoria de Maria Inês Pegoraro-Krook, presidente da Comissão de Pesquisa do Centrinho-USP e docente da FOB-USP; Jeniffer de Cássia Rillo Dutka, presidente da Comissão de Telessaúde do Hospital e docente da Faculdade; Raquel Rodrigues Rosa, fonoaudióloga da FOB-USP; Homero Carneiro Aferri e Mônica Moraes Waldemarin Lopes, cirurgiões-dentistas do Centrinho-USP; Melina Evangelista Whitaker e Josiane Fernandes Denardi Alves Neves, fonoaudiólogas do Hospital; e Olívia Mesquita Vieira de Souza, doutoranda do Centrinho-USP e fonoaudióloga.

“Essa escolha é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido há mais de duas décadas na área de prótese de palato pela equipe do Centrinho-USP”, afirma Maria Inês Pegoraro-Krook. “E um grande incentivador desse trabalho foi o Dr. Gastão (José Alberto de Souza Freitas, ex-superintendente do Centrinho-USP, aposentado desde maio deste ano)”.

Prótese de palato
A prótese de palato consiste num aparelho ortodôntico removível, que possui uma extensão fixa em direção à rinofaringe (garganta), o bulbo, cuja função é atuar dinâmica e funcionalmente em interação com a musculatura da faringe, no controle de fluxo de ar oronasal. A prótese de palato é indicada para alguns casos específicos de pacientes nascidos com fissura palatina, visando respeitar o crescimento craniofacial e facilitar o tratamento. Para saber mais sobre prótese de palato, acesse o site do Centrinho-USP.

Tiago Rodella (Mtb. 57.490)
Foto: Arquivo SerCom / Centrinho-USP