FOB/USP reconhecida por pesquisas nas áreas de epidemiologia e saúde pública

Buzalaf Prêmio IADRMarília Afonso Rabelo Buzalaf, professora responsável pela Disciplina de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) é a primeira brasileira a receber o “Prêmio H. Trendley Dean para Cientistas de Destaque”.

O prêmio foi entregue no dia 25 de junho, na “92ª Reunião da International Association for Dental Research” (IADR – Associação Internacional de Pesquisa Odontológica), no centro de convenções da Cidade do Cabo, na África do Sul, reunindo mais de 4.000 participantes.

O reconhecimento é por mérito em pesquisa nas áreas de Epidemiologia e Saúde Pública, que estudam os problemas de saúde das populações e suas medidas de prevenção.

A partir de 1940, H. Trendley Dean foi o epidemiologista americano que com base em seus estudos iniciou a fluoretação artificial das águas de abastecimento nos Estados Unidos para prevenção da cárie dentária.

Este prêmio é entregue anualmente a pesquisadores que se destacam na área de epidemiologia e saúde pública. Cientistas de todo o mundo podem ser indicados para recebê-lo após análise de uma comissão, com base no histórico do conjunto de todas as pesquisas na área.

Marília Buzalaf acredita que a concessão do prêmio consolida a liderança da FOB em pesquisas nesta área não apenas no Brasil, mas no mundo. As pesquisas são de autoria da professora da FOB, mas contaram com a participação de diversos autores, entre pesquisadores, docentes e alunos.

Foto: Helen Welton, presidente da IADR concede o prêmio à professora da FOB, Marília Buzalaf

Marianne Ramalho (Mtb. 15.744)