Parceria é destaque no Journal of Dental Research

JDRA parceria entre a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) e a University of Pittsburgh (PITT) é destaque no conceituado periódico Journal of Dental Research.

Atendendo a um convite do editor, professor Willian Gianobille, da University of Michigan, o grupo de pesquisadores coordenado pelo professor Gustavo Pompermaier Garlet, associado do Departamento de Ciências Biológicas da FOB-USP, e pelo professor  Steven Liittle, associado do Departamento de Engenharia Química e Bioengenharia da PITT,  apresenta na edição de agosto do Journal of Dental Research um artigo no qual descrevem os avanços recentes obtidos no projeto envolvendo a FOB-USP e PITT, além de apresentarem perspectivas futuras em sua área de conhecimento.

Desde 2011, os grupos coordenados pelos professores Garlet e Little vêm trabalhando em suas respectivas universidades aprofundando o conhecimento sobre a participação das Células T Regulatórias (um subtipo de células de defesa com importantes papeis na resposta inflamatória e imunológica) no contexto da doença periodontal, e aplicando tais conhecimentos gerados no desenvolvimento de novas formas para o tratamento de tais doenças; assim como de outras patologias ósseas de grande prevalência, como a artrite reumatóide.

Partindo da descoberta inicial em 2010 pelo grupo liderado pelo professor Garlet na FOB-USP de que as Células T Regulatórias poderiam atenuar a severidade das doenças periodontais em modelos experimentais, e que alterações em sua função estavam relacionadas à exacerbação das doenças periodontais em humanos, os estudos foram sendo direcionados à possível aplicação clínica, visando o desenvolvimento de novas terapias no combate da doença periodontal, uma das patologias orais mais frequentes na população mundial. Nesse contexto, a parceria com o grupo do professor Little, que apresenta experiência no desenvolvimento de novas formas de aplicação e liberação de medicamentos, permitiu que novas abordagens fossem testadas, em projeto financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

Depois de dois anos de intensa colaboração e intercambio entre os grupos da FOB-USP e PITT, envolvendo pós-graduandos de ambas as universidades, a parceria resultou em uma publicação de destaque no periódico PNAS, da Academia de Ciências dos Estados Unidos. Para efeito de comparação, o fator de impacto (um dos indicadores de qualidade das revistas científicas) do PNAS é 9.8, enquanto a revista melhor avaliada na área de Odontologia apresenta fator de impacto 4.1. Nesta publicação, os autores descrevem uma metodologia inovadora para direcionar a migração das Células T Regulatórias para os tecidos periodontais, que por sua vez não apenas interrompe a progressão da doença, como resulta na ativação de mecanismos de regeneração dos tecidos afetados pela doença.

A partir das descobertas que resultaram nesta publicação, os autores continuam desenvolvendo outros experimentos, aprimorando as formulações já desenvolvidas e ampliando as possibilidades de recrutamento de outras células, como as células tronco, para futura aplicação clínica. Tais descobertas, assim como os estudos em andamento e as possiblidades de avanço são o tema central da nova publicação no Journal of Dental Research.

O professor Garlet destaca que tal publicação, além de solidificar a parceria entre FOB-USP e PITT, representa uma marca importante em sua carreira como pesquisador, sendo esse o centésimo artigo publicado em revistas internacionais desde 2003, artigos estes que já receberam mais de 1500 citações por outros pesquisadores.

Leia em:
Journal of Dental Research

Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America

Referencias e leitura sugerida:
Garlet GP, Sfeir CS, Little SR. Restoring Host-Microbe Homeostasis via
Selective Chemoattraction of Tregs. J Dent Res. 2014 Jul 23. pii:
0022034514544300.

Glowacki AJ, Yoshizawa S, Jhunjhunwala S, Vieira AE, Garlet GP, Sfeir C,
Little SR. Prevention of inflammation-mediated bone loss in murine and canine
periodontal disease via recruitment of regulatory lymphocytes. Proc Natl Acad Sci
U S A. 2013 Nov 12;110(46):18525-30. doi: 10.1073/pnas.1302829110.

Garlet GP. Destructive and protective roles of cytokines in periodontitis: a
re-appraisal from host defense and tissue destruction viewpoints. J Dent Res.
2010 Dec;89(12):1349-63. doi: 10.1177/0022034510376402. Epub 2010 Aug 25. Review.
PubMed PMID: 20739705.

Garlet GP, Cardoso CR, Mariano FS, Claudino M, de Assis GF, Campanelli AP,
Avila-Campos MJ, Silva JS. Regulatory T cells attenuate experimental
periodontitis progression in mice. J Clin Periodontol. 2010 Jul;37(7):591-600.
doi: 10.1111/j.1600-051X.2010.01586.x. PubMed PMID: 20642629.

Garlet GP, Giozza SP, Silveira EM, Claudino M, Santos SB, Avila-Campos MJ,
Martins W Jr, Cardoso CR, Trombone AP, Campanelli AP, Carvalho EM, Silva JS.
Association of human T lymphotropic virus 1 amplification of periodontitis
severity with altered cytokine expression in response to a standard
periodontopathogen infection. Clin Infect Dis. 2010 Feb 1;50(3):e11-8. doi:
10.1086/649871. PubMed PMID: 20038241.

-Texto com informações do professor Gustavo Pompermaier Garlet.

Luís Victorelli (MTb 21.656)