Centrinho-USP e internacionalização

As professoras Ivy e Inge Trindade, da USP-Bauru; e os alunos Rory O’Kane, Brandon Peters, Brenda Lopez e Sun Min Lee, da UNC

Neste mês de março, quatro alunos de graduação em Odontologia da University of North Carolina (UNC), de Chapel Hill, Estados Unidos, realizaram um intercâmbio de curta duração no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP. Durante uma semana, eles acompanharam a rotina e os protocolos desenvolvidos na Divisão de Odontologia e no Laboratório de Fisiologia do Hospital, e visitaram outras seções e serviços da instituição.

Para o aluno Brandon Peters, além do trabalho conjunto entre as várias especialidades odontológicas e da atuação interdisciplinar nas demais áreas da saúde, também foi enriquecedor conhecer os exames específicos realizados por fonoaudiólogos no Laboratório de Fisiologia, que avaliam aspectos da fala e da respiração dos pacientes, importantes para o diagnóstico e o tratamento. Brandon destaca ainda outro fator marcante nessa experiência: a atenção e acolhimento dos profissionais, pesquisadores e alunos que participaram das atividades e os receberam.

O aluno Rory O’Kane, da UNC, faz apresentação de sua faculdade a mestrandos, doutorandos e pós-doutorados do Centrinho-USP e a alunos de graduação da FOB

Já a professora Ivy Kiemle Trindade Suedam, tutora acadêmica do convênio de cooperação internacional entre o Centrinho-USP e o Centro Craniofacial da UNC, ressalta que o intercâmbio promove uma valiosa troca de experiências, tanto para os alunos da UNC que vêm para Bauru como para os alunos do Centrinho-USP e da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) que visitam a Carolina do Norte. “Essas atividades também contribuem para fortalecer as parcerias existentes e estimular o surgimento de novas colaborações e iniciativas de internacionalização, o que resulta em geração de novos conhecimentos”, ressalta.

O convênio com a UNC foi iniciado na década de 90 e, na USP-Bauru, é coordenado pela professora Inge Elly Kiemle Trindade. Os impactos da parceria já foram, inclusive, apresentados no evento “FAPESP Week North Carolina”, realizado em 2013, nos Estados Unidos.