USP expõe A arte através de um novo olhar

mascara net 221 110 (2)A exposição “A arte através de um novo olhar” da artista plástica Mariza Melo pode ser vista no Centro Cultural do campus USP de Bauru até o dia 30 de abril.

A mostra integra o Projeto Atelier & Arte, promovido pela Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e pode ser visitada das 8h às 18h, no Centro Cultural localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Informações no telefone: (14) 3235-8394.

Mariza Melo tem 50 anos é dona de casa, casada com Valter, tem dois filhos e quatro netos. Por um erro médico ficou cega há 14 anos, num procedimento realizado em 2001.

A cegueira foi um baque em sua vida, que a deixou paralisada no período de 2 anos, com depressão e pena de si mesma. Mas com o imprescindível apoio do marido e da família, saiu da inércia e começou a desenvolver atividades em casa e depois começou a pintar em agosto de 2014.

Em novembro de 2014 fez sua primeira exposição no Arte sem barreira, no Teatro Municipal de Bauru. O evento é realizado há 20 anos, promovido por uma ONG dos Estados Unidos e oferece a oportunidade dos deficientes exporem seus talentos nas diversas manifestações artísticas.

A artista esclarece que o nome “A arte através de um novo olhar” é porque quando enxergava não tinha a visão dos objetos que tem hoje, ou seja, a percepção dos objetos, com os seus mínimos detalhes.

Mariza expõe 20 telas com jornal, cola, tinta acrílica, tinta de tecido, entre outros materiais. Sua técnica é trançar e fazer canudos de jornais e depois passar a tinta por cima, moldando diversos objetos, com a memória fotográfica que tem deles quando enxergava.

Segundo ela sua pintura é feita a quatro mãos, porque o marido a auxilia na composição dos detalhes dos objetos, na escolha das cores e no arremate para finalizar a pintura do quadro.

Quando está pintando Mariza afirma que sente estar embelezando o mundo. E ficou muito feliz de expor no Centro Cultural da USP, porque além de mostrar o seu trabalho, é um incentivo às pessoas com deficiência, para que elas saiam da inércia e não sintam pena de si mesmas e partam para a luta e enfrentem os seus desafios.

Mariza finaliza dizendo que “as pessoas não devem desistir nunca de seus sonhos, porque um dia eles se tornam realidade!”.

Jornalista: Marianne Ramalho (MTb. 15.744)

Foto: Marisa e suas obras Balão, Copo-de-Leite e Incógnita

Crédito da foto: Giane Quintela