Vídeo comemora 20 anos da Agência USP de Notícias

agenusp siteCientistas que tiveram suas pesquisas transformadas em manchetes ao longo destes 20 anos da Agência USP de Notícias foram os protagonistas de um vídeo de meia hora produzido especialmente para comemorar a festiva data. São testemunhos de como Jornalismo e Ciência são indissociáveis quando o assunto é falar à sociedade, popularizar o conhecimento e prestar contas.

Assista ao vídeo aqui, com depoimento da professora da FOB-USP, Marília Buzalaf, entre outros pesquisadores. A realização foi da Superintendência de Comunicação Social da USP com apoio da Divisão de Mídias Online, Assessorias de Imprensa dos campi e TV USP.

Foi em abril de 1995 que dois repórteres e um editor iniciaram as atividades da Agência USP de Notícias. Tinham como missão buscar nos laboratórios os resultados de pesquisas e estudos e levar a notícia a algumas redações de jornais, revistas, rádios e TVs, uma vez por semana, via fax modem.

Nesses 20 anos, a missão permanece. Mas, em vez daqueles cerca de 70 receptores da época, atualmente mais de 6 mil recebem os informativos.  O jornalista Antonio Carlos Quinto, chefe técnico de seção da Agência USP de Notícias, destaca a integração de mídias. “As mídias sociais são hoje ferramentas eficientes que irão ajudar cada vez mais na disseminação das notícias”.

O jornalista destaca ainda a participação da equipe na programação da Rádio USP. “Há cinco anos veiculamos um resumo de nossas notícias, diariamente, em seis edições pelos 93,7 MHz da USP FM”. O programa “No Ar, Agência USP de Notícias” tem duração média de 3 minutos, com três inserções pela manhã e três no período da tarde.

“Esta parceria com a rádio permitiu aumentar a divulgação da pesquisa produzida na Universidade”, comemora Quinto. Com a experiência de quem atua na mídia desde 1995, quando foi repórter, o jornalista vê com imensa satisfação todo o trabalho desenvolvido até hoje.

Leia aqui reportagem completa sobre os 20 anos da Agência USP de Notícias.

Luís Victorelli (MTb 21.656)