USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Workshop discute técnicas cirúrgicas nas fissuras labiopalatinas

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP promove, de 25 a 27 de maio, o “1º Workshop de Cirurgias Primárias”, com o objetivo de discutir técnicas cirúrgicas e buscar os melhores resultados na reabilitação das fissuras labiopalatinas.

Voltado a cirurgiões plásticos e cirurgiões bucomaxilofaciais, o Workshop terá aulas teóricas e práticas, discussões e cirurgias com transmissão simultânea aos participantes.

Serão debatidos procedimentos como labiorrinoplastia (cirurgia plástica de nariz durante a reparação primária do lábio), queiloplastia primária com cicatriz linear (cirurgia para correção labial) e enxerto ósseo em fissura alveolar (cirurgia que corrige o defeito ósseo na região da gengiva).

Os ministrantes convidados estão entre os principais especialistas do país no tratamento das fissuras labiopalatinas: Celso Luiz Buzzo, cirurgião plástico do Hospital Sobrapar (de Campinas-SP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial; Henrique Pessoa Ladvocat Cintra, cirurgião plástico, professor do curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da PUC-Rio e membro titular da SBCP; e Renato da Silva Freitas, cirurgião plástico e craniofacial do Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal (CAIF, de Curitiba-PR) e coordenador da Disciplina e do Serviço de Cirurgia Plástica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Essa troca de experiências com três dos principais expoentes do Brasil na área de reabilitação das fissuras labiopalatinas é uma excelente oportunidade para aperfeiçoar condutas e técnicas, e propiciar sempre os melhores resultados aos pacientes dos diversos centros do país”, destaca o médico Eudes Soares de Sá Nobrega, chefe da Seção de Cirurgia Plástica do Centrinho-USP e coordenador do evento.

As inscrições promocionais para o evento serão recebidas até o dia 15 de maio, pelo site www.centrinho.usp.br/eventos/info. As vagas são limitadas. O Workshop será realizado no Anfiteatro do Hospital Centrinho-USP, localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Mais informações pelo telefone (14) 3235-8437 ou e-mail eventos.hrac@usp.br.

Programação

– 25/05 (segunda-feira)
08h00 às 09h00: “Labiorrinoplastia bilateral – Uma visão atual”, com Henrique Pessoa Ladvocat Cintra (PUC-Rio, Rio de Janeiro-RJ)
09h00 às 09h45: Discussão
09h45 às 10h00: Intervalo
10h00 às 11h00: “Enxerto ósseo em fissura alveolar”, com Celso Luiz Buzzo (Hospital Sobrapar, Campinas-SP)
11h00 às 11h45: Discussão
Tarde: Cirurgia com transmissão simultânea

– 26/05 (terça-feira)
09h00 às 10h00:“Queiloplastias primárias com cicatriz linear independente da largura da fenda (Técnica de Fischer)”, com Renato da Silva Freitas (CAIF e UFPR, Curitiba-PR)
10h00 às 10h15: Intervalo
10h15 às 11h00: Discussão
Tarde: Cirurgia com transmissão simultânea

– 27/05 (quarta-feira)
Manhã e tarde: Cirurgia com transmissão simultânea

Serviço
1º Workshop de Cirurgias Primárias do HRAC-USP
Quando: 25 a 27/05/2015
Onde: Anfiteatro do Hospital Centrinho-USP (Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru-SP)
Organização: Hospital Centrinho-USP
Público-alvo: Cirurgiões plásticos e cirurgiões bucomaxilofaciais
Inscrições promocionais: até o dia 15/05/2015
Mais informações e inscrições: site www.centrinho.usp.br/eventos/info, e-mail eventos.hrac@usp.br ou telefone (14) 3235-8437