USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Em maio Faculdade comemora 53 anos de atividades

FOB1 cópiaA Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) completou 53 anos no dia 17 de maio. O aniversário foi comemorado no dia 18 de maio, às 8h, na entrada principal da Faculdade com o hasteamento da Bandeira Nacional.

O evento contou com a presença de Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, diretora da FOB; José Roberto Pereira Lauris, prefeito do campus USP de Bauru, professores, alunos e funcionários.

A FOB integra o campus USP de Bauru com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Criada em 1948, a FOB foi implantada em 1962 e conta com cursos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia, tendo formado 50 turmas de cirurgiões-dentistas e 22 de fonoaudiólogos até 2014, resultando na formação de 2.290 cirurgiões-dentistas e 584 fonoaudiólogos.

Na pós-graduação formou 1.519 mestres e 676 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas de odontologia e fonoaudiologia do Brasil e do exterior.

Sua missão é formar profissionais, docentes e pesquisadores altamente qualificados, amparados em princípios éticos, humanísticos e técnico-científicos; implementar atividades inovadoras em diferentes áreas da atuação profissional; qualificar recursos humanos comprometidos com o aperfeiçoamento de estratégias de atenção à população e produzir conhecimento científico inovador disponibilizado para o bem-estar da comunidade.

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 116 docentes, a maioria em tempo integral e 231 servidores administrativos, operacionais e técnicos. Nos cursos de graduação em odontologia e fonoaudiologia a FOB tem 327 alunos matriculados. Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) tem 437 alunos matriculados e aproximadamente 182 alunos de especialização.

As pesquisas desenvolvidas na FOB resultam na disseminação do conhecimento gerado por meio da publicação dos resultados em revistas nacionais e internacionais e prêmios de excelência recebidos de entidades nacionais e internacionais. As parcerias com instituições estrangeiras têm contribuído para a internacionalização da FOB.

As pesquisas em conjunto com pesquisadores do Brasil e do exterior permitem a criação de um ambiente de cooperação, dando-lhes um caráter universal. Destaca-se, na FOB, o investimento contínuo em novas infraestruturas com recursos financeiros oriundos da USP e agências de fomento.

A prática do ensino em odontologia e fonoaudiologia tem permitido à FOB prestar serviços à comunidade de Bauru e região e em outros estados do Brasil. Destaca-se o Programa USP-Rondônia, por meio do qual professores, alunos e funcionários, promovem assistência à saúde bucal e fonoaudiológica às populações daquela região.

Em Bauru, a FOB colabora com o Programa de Saúde da Família (PSF) proporcionando atendimentos odontológicos e fonoaudiológicos em postos de saúde e creches mantidas pelo Município.

Na FOB, a extensão de serviços à comunidade corresponde à realização de mais de 59 mil procedimentos por ano na área de odontologia e 5 mil pacientes atendidos na área de fonoaudiologia, em diferentes níveis de complexidade, incluindo serviços de urgência, atendimentos clínicos e atividades extramuros.

A Faculdade mantém convênios de cooperação acadêmica e científica com universidades do país e do exterior, incluindo a América Latina, a Europa e os Estados Unidos.

 Foto: Fachada da FOB

Crédito: Denise Guimarães (FOB/USP)

 Marianne Ramalho (MTb. 15.744)