Encontro na USP-Bauru discute ética em pesquisa em seres humanos

Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens HRAC-USP

Será realizado no dia 7 de agosto, na Universidade de São Paulo em Bauru, o 4º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa, promovido pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da USP.

O objetivo do Encontro, que acontece no Teatro Universitário da USP em Bauru, das 8h às 17h30, é propiciar a atualização das informações e normas sobre ética em pesquisa em seres humanos. O público-alvo do evento são membros de comitês de ética em pesquisa, pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior e demais interessados.

O Encontro conta com conferências e videoconferência, que vão debater temas como biobancos e biorrepositórios (conjuntos de material biológico humano, rigorosamente coletados e armazenados para fins de pesquisa); termo de consentimento livre e esclarecido e atenção com os participantes após a pesquisa; e integridade na pesquisa científica. Ao final de cada conferência, os participantes poderão se manifestar e fazer perguntas.

Entre os palestrantes convidados estão Jorge Alves de Almeida Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep); Maria Cristina Paganini, enfermeira do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná e membro da Conep; Paulo Henrique Condeixa de França, professor da Universidade da Região de Joinville, pesquisador em microbiologia e membro da Conep; e Rafael Arouca Höfke Costa, docente e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. As coordenadoras dos Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEPs) do Centrinho-USP, Silvia Maria Graziadei, e da FOB, Izabel Regina Fischer Rubira-Bullen, fazem a abertura do evento.

Organizado pelos CEPs do Hospital Centrinho-USP e da FOB, o 4º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa é gratuito e as vagas são limitadas. Os interessados devem fazer sua inscrição até o dia 4 de agosto, pelo site www.centrinho.usp.br/eventos/info. Mais informações pelo e-mail eventos.hrac@usp.br ou telefone (14) 3235-8437. O Teatro Universitário da USP em Bauru fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

4º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa do Centrinho-USP e da FOB
Quando: 7 de agosto de 2015
Onde: Teatro Universitário da USP-Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Público-alvo: membros de comitês de ética em pesquisa, pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação e demais interessados