USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Neuropsicologia: mais um trabalho do HRAC-USP premiado

Márcia Ferro e a professora Maria de Lourdes Tabaquim

Márcia Ferro e a professora Maria de Lourdes Tabaquim

Mais um trabalho de pesquisadores do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP foi premiado em importante evento científico. O estudo “Competências percepto-visomotoras de crianças com fissuras labiopalatinas”, desenvolvido no Laboratório de Neuropsicologia do Hospital, recebeu o Prêmio “Helena Antipoff”, como melhor trabalho apresentado (na área “Profissões Afins”) no 3º Congresso Internacional e 23º Brasileiro da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi), realizado neste mês de setembro em Campos do Jordão (SP).

O trabalho tem autoria das psicólogas Márcia Regina Ferro (doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Centrinho-USP), Nathalia Charlois Nogueira (aluna da Residência Multiprofissional em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais da instituição) e Patrícia Soares Baltazar Bodoni (doutoranda do Hospital), sob orientação da professora Maria de Lourdes Merighi Tabaquim, do Programa de Pós-Graduação do Centrinho-USP e do Departamento do Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).

O estudo premiado é parte da tese de doutorado “Funções atencionais da criança com fissura labiopalatina”, de Márcia Ferro (defendida em agosto deste ano). Ao todo, oito trabalhos decorrentes de produções científicas do Laboratório de Neuropsicologia do Centrinho-USP, coordenado pela professora Maria de Lourdes Tabaquim, foram apresentados no Congresso.

Laboratório
O Laboratório de Neuropsicologia do Centrinho-USP desenvolve atividades de extensão como atendimentos clínicos a pacientes, encaminhados por diferentes áreas da saúde. É responsável por programas de reabilitação para desenvolvimento de habilidades de memória, atenção, linguagem e outras funções cognitivas associadas à aprendizagem e bom desempenho acadêmico de crianças com fissuras e anomalias relacionadas.