USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Centrinho-USP premiado em congresso internacional

A professora Ana Paula e as doutorandas do Centrinho-USP Flávia Ferlin e Maria Natália Medeiros

A professora Ana Paula e as doutorandas do Centrinho-USP Flávia Ferlin e Maria Natália Medeiros

Pesquisadoras do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP tiveram trabalhos premiados na 44ª Convenção Anual da Associação Internacional de Motricidade Orofacial (IAOM 2015), realizada de 2 a 4 de outubro, em Lake Buena Vista, Flórida, nos Estados Unidos.

O Centrinho-USP recebeu prêmio de excelência em dois trabalhos apresentados e obteve menção honrosa em um terceiro estudo. A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) também obteve menção honrosa em um trabalho. Ao todo, cerca de 50 trabalhos foram apresentados no evento, de países como Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Japão.

Uma das pesquisadoras premiadas, a professora Ana Paula Fukushiro, do Programa de Pós-Graduação do Centrinho-USP e do Departamento de Fonoaudiologia da FOB, explica que os estudos se destacam pela utilização de novas metodologias instrumentais na avaliação da respiração e da fala e pelos resultados que auxiliam diretamente a prática clínica.

“Essa quantidade de trabalhos premiados e com menção honrosa neste que é um dos principais eventos internacionais da área de motricidade oral é um reconhecimento do valor e da qualidade da pesquisa desenvolvida no Centrinho, e da importante contribuição desses estudos para o tratamento dos pacientes com fissura labiopalatina”, salienta a professora Ana Paula. Entre os critérios para premiação estavam originalidade, casuística e relevância dos resultados para a prática clínica.

Relação dos trabalhos premiados e em destaque no IAOM 2015

Centrinho-USP:
“Preditores da insuficiência velofaríngea após o avanço cirúrgico maxilar em pacientes com fissura palatina” (prêmio de excelência)
Autores: Ana Paula Fukushiro, Maria Natália Leite de Medeiros, Andressa Sharllene Carneiro da Silva, Flávia Ferlin e Renata Paciello Yamashita

“Respiração oronasal em FLP: Hábito ou obstrução?” (prêmio de excelência)
Autores: Flávia Ferlin, Maria Natália Leite de Medeiros, Renata Paciello Yamashita e Ana Paula Fukushiro

“Relação entre inserção da musculatura velar e fechamento velofaríngeo após cirurgia ortognática” (menção honrosa)
Autores: Maria Natália Leite de Medeiros, Flávia Ferlin, Ana Paula Fukushiro e Renata Paciello Yamashita

FOB:
“Respiração e qualidade do sono em crianças” (menção honrosa)
Autores: Camila de Castro Corrêa, Maria Renata José, Eduardo Carvalho Andrade, Mariza Ribeiro Feniman, Luciana Paula Maximino, Ana Paula Fukushiro e Giédre Berretin-Felix