25 anos do programa de implante coclear do Centrinho-USP

Será realizada nesta quarta-feira, 9 de dezembro, missa em homenagem aos 25 anos de atuação do Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP – também chamado de Seção de Implante Coclear. O evento acontece às 13h, no saguão da Unidade 2 do Centrinho-USP (Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária. Bauru-SP).

Pioneira em implante coclear multicanal no país, a unidade faz uma média de dez cirurgias por mês e já realizou, desde 1990, mais de 1.500 cirurgias na área. Além dos procedimentos cirúrgicos e atendimentos médicos, a reabilitação inclui acompanhamento com equipe interdisciplinar formada por fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.

Com forte atuação no diagnóstico e no tratamento de ponta, o Programa de Implante Coclear do Centrinho-USP se destaca ainda pela formação de recursos humanos altamente especializados e pela intensa produção científica, sendo rico campo de investigação para estudantes do Hospital e da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), atraindo residentes, especializandos, pós-graduandos e alunos de graduação.

De acordo com o médico otologista Orozimbo Alves Costa Filho, primeiro cirurgião do programa e atualmente professor sênior no campus USP-Bauru, o CPA é um dos únicos centros na América Latina que ultrapassaram a marca de mil cirurgias.

Ao longo dos anos, estudos realizados no CPA também deram importante contribuição para o desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde auditiva, como a incorporação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do implante coclear, em 2000, e do sistema FM, em 2013 (em parceria com pesquisadores da FOB).

Tecnologias
O implante coclear é um dispositivo eletrônico inserido cirurgicamente para estimulação direta do nervo auditivo, indicado a crianças e adultos com surdez total ou quase total que não se beneficiam com o uso de aparelhos auditivos convencionais, que apenas amplificam o som.

Já o sistema FM (sistema de frequência modulada pessoal) é uma tecnologia assistiva que funciona como um microfone sem fio para o implante coclear ou para o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Ele favorece a compreensão da fala em ambientes ruidosos e amplia a acessibilidade de crianças e jovens no ambiente escolar.