Categoria Inventor Inovador premia ex-aluno da FOB/USP

Form_01 (2)O cirurgião-dentista Fabiano Vieira Vilhena recebeu em 11 de dezembro, o prêmio da categoria Inventor Inovador da etapa nacional da 17ª edição do Prêmio Finep de Inovação na sede da financiadora, no Rio de Janeiro.

O prêmio foi entregue por Luiz Otávio Pimentel, presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Fabiano Vieira Vilhena fez mestrado e doutorado no Programa de Ciências Odontológicas Aplicadas na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

Vilhena foi premiado devido ao Kit Escovinha, que diferente do creme dental, utiliza o gel dental fluoretado líquido que permite aplicar, sem desperdícios, a dose correta -Técnica da Gota – prevenindo a fluorose dentária (manchas nos dentes) causada pela ingestão crônica excessiva de flúor.

Todo o material é embalado numa caixa, que se transforma em jogo educativo, acompanhado de DVD e manual de instruções. O produto também é sustentável pelo reuso da embalagem. Os produtos plásticos podem ser higienizados e reutilizados sem uma data de validade determinada, além de serem reciclados e ou produzidos em bioplástico.

O Kit Escovinha já é comercializado pela empresa ORALLS – Inovação em Saúde Bucal com mais de 1,5 milhão de usuários. A ideia do kit é a de incentivar a escovação diária em ambiente escolar, oferecendo o adequado armazenamento, organização e distribuição dos materiais de higiene bucal, além de oferecer também um material educacional.

Instalada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, Estado de São Paulo, a ORALLS por meio de estudos e pesquisas, tem o comprometimento de promover melhorias na sociedade. Por um lado, tais melhorias são inovações desenvolvidas para a prevenção das doenças bucais. Por outro lado, cabe ressaltar que o risco de adoecer muitas vezes é também uma questão social (baixa renda, falta de lazer, etc.) e dessa maneira, os produtos ORALLS proporcionam mais do que escovação dos dentes. Eles asseguram o acesso à informação, ao flúor, à saúde, contribuindo para a formação de cidadãos mais saudáveis.

O prêmio é uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com parceria do INPI e o apoio de mais de trinta instituições regionais e nacionais. Ao todo, 32 finalistas concorreram aos troféus em oito categorias: pequena empresa, média empresa e grande empresa, instituição de ciência e tecnologia, tecnologia social, inventor inovador, inovação sustentável e tecnologia assistiva.

(Com informações do Departamento de Comunicação da Finep)

Foto: O primeiro à esquerda Fabiano Vieira Vilhena e os demais premiados em todas as categorias

Crédito da foto: Organização do Prêmio Finep

Marianne Ramalho (MTb. 15.744)