USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Inscrições para cursos gratuitos no Centrinho-USP

Foto: Adauto Nascimento / HRAC-USP

Foto: Adauto Nascimento / HRAC-USP

Há vagas para mestrado, doutorado, especializações, aprimoramento e práticas profissionalizantes

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP recebe até esta sexta-feira, 5 de fevereiro, as inscrições para processos seletivos de diversos cursos de pós-graduação stricto sensu, lato sensu e de extensão, todos gratuitos.

Ao todo, 11 cursos estão com inscrições abertas. São oferecidas 115 vagas no total, sendo 12 para mestrado, 12 para doutorado, 66 para especializações, dez para aprimoramento profissional e 15 para práticas profissionalizantes.

Mestrado e doutorado
Com área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, os cursos de mestrado e doutorado do Centrinho-USP têm o objetivo de formar recursos humanos altamente qualificados para a geração e difusão de conhecimentos e inovações, seja na pesquisa, na docência ou na prática profissional.

Podem ingressar pessoas com formação superior em qualquer área do conhecimento, desde que compatível com as linhas de pesquisa do Programa. Os interessados também devem ter disponibilidade de dedicação integral às atividades do curso e proficiência em língua inglesa.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Centrinho-USP tem proposta única em nível stricto sensu, em escala mundial, com abordagem das anomalias craniofaciais em uma perspectiva interdisciplinar. Oferece ainda amplas possibilidades de internacionalização, por meio de intercâmbios e pesquisas em parceria com grandes universidades dos Estados Unidos e Europa.

Lato sensu e extensão
Com foco na prática clínica – mas também com atividades teóricas e de pesquisa –, os cursos lato sensu e de extensão do Hospital são voltados a diversas profissões da saúde e áreas afins, propiciando plena oportunidade para o desenvolvimento de habilidades e técnicas.

As especializações, todas na área de odontologia, têm duração de dois anos e cargas horárias que variam entre 20 e 40 horas semanais, conforme a especialidade. São seis as especializações com inscrições abertas: Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Dentária e Radiologia Odontológica e Imaginologia.

Para o Programa de Aprimoramento Profissional em Sáude – que oferece bolsas mensais de R$ 1.044,70 da Fundação do Desenvolvimento Administrativo do Estado (Fundap) –, as vagas são voltadas a pessoas com graduação em enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, pedagogia, serviço social e terapia ocupacional. A duração é de um ano e a carga horária, de 40 horas por semana.

Há ainda outros dois cursos com inscrições abertas, que também têm duração de um ano. A Prática Profissionalizante em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis é destinada a médicos otorrinolaringologistas, com 40 horas semanais de atividades teórico-práticas. Já a Prática Profissionalizante em Intervenção Fonoaudiológica na Fissura Labiopalatina é o único curso com inscrições até 19 de fevereiro (para todos os outros, o prazo final é 5 de fevereiro). É voltada a fonoaudiólogos e tem carga horária de 20 horas por semana.

Para os cursos lato sensu e de extensão, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Apoio Acadêmico do Centrinho-USP. Os editais estão disponíveis em www.centrinho.usp.br/hospital/pesquisa (clicar em Ensino, Editais). Mais informações pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420.

Já as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado serão recebidas na Secretaria de Pós-Graduação do Hospital, com edital em www.centrinho.usp.br/hospital/posgrad (Processo Seletivo) e informações pelo e-mail ppg.hrac@usp.br ou telefone (14) 3235-8434. O Centrinho-USP fica localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, em Bauru (SP).

Quadro completo de cursos, vagas e prazos de inscrição

CURSO VAGAS INSCRIÇÕES
Mestrado 12 até 05/02
Doutorado 12 até 05/02
Aprimoramento Profissional 10 até 05/02 (c/bolsa)
Especialização em Dentística 12 até 05/02
Especialização em Endodontia 12 até 05/02
Especialização em Odontopediatria 12 até 05/02
Especialização em Periodontia 8 até 05/02
Especialização em Prótese Dentária 12 até 05/02
Espec. em Radiol. Odont. e Imaginologia 10 até 05/02
Prática Prof. em IC e Prót. Aud. Impl. 3 até 05/02
Prática Prof. em Interv. Fonoaud. na FLP 12 até 19/02

Ensino, pesquisa e assistência
Com 48 anos de atuação e ligado à Universidade de São Paulo, o Centrinho-USP é referência nacional e internacional no tratamento das anomalias craniofaciais (especialmente a fissura labiopalatina), síndromes associadas e deficiências auditivas.

Reconhecido como hospital de ensino pelos Ministérios da Educação e da Saúde, é um importante núcleo de geração e difusão do conhecimento, novas tecnologias e protocolos para a reabilitação. Sua vocação para a formação de recursos humanos altamente qualificados na área da saúde consolidou-se por meio de seus programas de ensino – iniciados em 1995 – e da forte atuação em pesquisa, inclusive em parceria com instituições do exterior.

Ao todo, até dezembro de 2015, 1.267 mestres, doutores e especialistas do Brasil e também estrangeiros já foram titulados pelo Centrinho-USP.