USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Eventos discutem terceiro setor e inclusão social

Foto: Julia Parpulov

Foto: Julia Parpulov

Programação conta com peça teatral que aborda universo da fissura labiopalatina e apresentações musicais de pacientes

Nos dias 7 e 8 de abril, o campus da USP em Bauru vai sediar dois eventos que visam discutir o terceiro setor, inclusão social e ações para o fortalecimento de associações de pacientes com fissura labiopalatina ou deficiência auditiva. A organização é do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, Rede Nacional de Associações de Pais e Pessoas com Fissura Labiopalatina (Rede Profis) e Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio-Palatal (Profis) de Bauru.

O XII Encontro da Rede Profis acontece no dia 7 de abril, quinta-feira, das 8h às 18h, no auditório da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. No período da manhã, serão apresentadas iniciativas de apoio à Rede Profis – como a venda das agendas “A luz do teu sorriso” e das camisetas “As fissuradas” – e experiências das associações espalhadas pelo Brasil. Também haverá depoimentos de pacientes que concluíram o processo de reabilitação e que vão compartilhar suas trajetórias e experiências.

No período da tarde, acontecerão duas mesas-redondas, “Mapeamento dos serviços de saúde e reabilitação na área das anomalias craniofaciais e deficiência auditiva no Brasil” e “Elo Clube: Franquia Social, Captação de Recursos e Mídias Sociais”. Será realizada ainda a assembleia geral da Rede Profis, com apresentação de contas e balanço e eleição de nova diretoria para o biênio 2016-2018.

Entre os convidados, além de pacientes e membros da equipe do Centrinho-USP, Rede Profis e Profis Bauru, estão: Daniela Barbosa, mestre em Ciências da Reabilitação pelo Centrinho-USP, professora assistente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), fonoaudióloga do Centro de Apoio e Reabilitação dos Portadores de Fissura Lábio-Palatal de Londrina e Região (Cefil) e da Rede As Fissuradas, e voluntária da Operação Sorriso Brasil; e o psicólogo Nelson Antônio de Barros Júnior e o advogado Renato Bueno de Souza Filho, da Elo Clube Assessoria e Captação de Recursos para o Terceiro Setor.

Já no dia 8 de abril, sexta-feira, será realizado o Curso Terceiro Setor e Inclusão Social. O evento acontece das 7h30 às 17h30, no Teatro Universitário da FOB-USP. “O terceiro setor e o novo marco regulatório” será o tema da palestra da manhã, ministrada pelo administrador Carlos Emanuel de Campos Silva, da Audisa Auditoria e Consultoria.

À tarde, a programação prossegue com a palestra “Soluções digitais: Marketing tradicional e digital (crowdfunding)”, ministrada pelo publicitário Alexandre Carvalho, pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mestre em Comunicação pela Unesp e professor do FIAM-FAAM Centro Universitário.

Encerrando o curso, haverá a mesa-redonda “A Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência)”, com a participação de Wederson Rufino dos Santos, coordenador-geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal (por videoconferência), e do advogado Eduardo Jannone da Silva, coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Bauru e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude) de Bauru.

As aberturas e intervalos dos eventos vão contar com diversas apresentações musicais de pacientes do Centrinho-USP. Além de incrementar a programação cultural dos eventos, o intuito é mostrar e estimular talentos.

O XII Encontro da Rede Profis e o Curso Terceiro Setor e Inclusão Social são voltados a dirigentes, representantes e voluntários de associações de pais e pessoas com anomalias craniofaciais ou deficiências auditivas e de entidades do terceiro setor, além de profissionais, alunos, residentes e estagiários da USP Bauru e demais interessados.

Inscrições e programação completa pelo site www.centrinho.usp.br/eventos/info. As inscrições promocionais serão recebidas também nos dias dos eventos. Mais informações pelo e-mail eventos.hrac@usp.br ou telefone (14) 3235-8437.

‘O menino que não sabia chorar’
Como parte da programação, o campus da USP em Bauru vai receber o espetáculo teatral “O menino que não sabia chorar”. O musical infantil será encenado no dia 7 de abril, quinta-feira, às 20h, no Teatro Universitário da FOB-USP.

Inspirado na história real do pequeno Bento – que nasceu com fissura labiopalatina e não teve o canal lacrimal de um dos olhos formado –, o espetáculo é uma aventura musical do menino e de sua irmã, Clarice, em busca do seu choro.

No caminho, eles encontram personagens muito divertidos que tentam fazer o garoto chorar: o vovô Caruso (inspirado no avô de Bento, o ator Marcos Caruso), que tem em casa um medidor de felicidade; o roqueiro Jimmy Joe; o temido cangaceiro Deoclécio Jirimum e o médico Dr. Cesar. Mas o que eles conseguem mesmo é provocar muitas risadas com suas invenções mirabolantes.

Para falar da realidade do filho de forma poética, a artista plástica Luiza Pannunzio criou o personagem O Menino que Não Sabia Chorar, que, com suas ilustrações e textos, ganhou milhares de seguidores na página “As Fissuradas” nas redes sociais. E foi pela internet que a dramaturga Paula Autran conheceu a história de Bento e decidiu levá-la para os palcos com muita poesia, música e aventura, chamando a atenção para o tema da fissura labiopalatina.

Com duração de 50 minutos, a peça tem dramaturgia de Paula Autran, direção geral de Fabio Brandi Torres, direção musical e trilha original do maestro Marcelo Amalfi e ilustrações e figurino de Luiza Pannunzio. No elenco estão Camila dos Anjos, Denis Antunes, Gabriela Fortanell e Geraldo Rodrigues.

Os convites para o espetáculo estão à venda na Profis Bauru, por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Pessoas com deficiência têm entrada gratuita na compra de um ingresso para acompanhante. Mais informações sobre convites pelo e-mail redeprofis@gmail.com ou pelo telefone (14) 3234-5699.

A FOB-USP fica localizada na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, e a Profis Bauru, na Rua Sílvio Marchione, 3-55, Vila Universitária, em frente ao Centrinho-USP.