USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

USP comemora Dia Mundial da Voz

Flayer Voz 01 (2)Dia 16 de abril é comemorado o “Dia Mundial da Voz”. A celebração da data teve início no Brasil em 1999 e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) realiza a Campanha Nacional da Voz 2016, com o slogan “Seja Amigo da sua Voz!” e com o tema deste ano “Minha voz, minha identidade”.

O objetivo da SBFa é sensibilizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como conscientizar quanto aos sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Em comemoração a data, o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) vai realizar diversas ações durante o mês de abril.

As professoras doutoras do Departamento de Fonoaudiologia, Maria Aparecida Miranda de Paula Machado e Lídia Teles são as coordenadoras da Campanha da Voz FOB/USP 2016.

Programação das atividades para a comunidade de Bauru e região com entrada franca:

Palestra “Sua voz identifica você?”

 DIA 13/04 às 19h: ministrada pela fonoaudióloga mestre e especialista em Voz, Millena Maria Ramalho Matta Vieira, no Teatro Universitário da FOB/USP. A palestra é direcionada para a população em geral, e abordará temas de interesse das pessoas que utilizam a voz profissionalmente como também daqueles que se interessam pelo assunto e desejam aprender um pouco mais sobre esse maravilhoso instrumento de comunicação. A palestra trará informações sobre a voz e como pode ser possível otimizar a comunicação a partir dela e será coordenada pelas professoras Kelly Silvério e Alcione Brasolotto.

Palestras em empresas candidatas à chancela Selo “Amigo da Voz” realizadas pelas alunas Marianna Ferreira e Ana Carolina Gagliani, Cinthia Procópio e Franciele Fumagali, coordenadas pela professora Maria Aparecida Machado.

  Passeata na Batista de Carvalho:

 DIA 15/04 das 11h às 13h: professores, funcionários, alunos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia e a bateria da FOB estarão no calçadão da Batista de Carvalho, coordenados pela professora Maria Aparecida Machado. Haverá distribuição de água, maçãs e folderes sobre os cuidados com a voz e orientação sobre saúde vocal.

Ação no Bauru Shopping: 

 DIA 16/04 das 11h às 20h: como já é esperada pela população, a data será comemorada com a apresentação de corais infantis, juvenis, adultos e cantores de Bauru e região, além de um contador de histórias da Companhia Farnel de São Paulo. Destaque para a apresentação de sax instrumental de Daniel Gregório, das 11h às 12h, com repertório de música popular internacional e MPB. Também estarão presentes professores, funcionários, alunos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia para a distribuição de água, maçãs e folderes sobre os cuidados com a voz e orientação sobre saúde vocal. São atividades coordenadas pelas professoras Maria Aparecida Machado e Lídia Teles.

Oficinas de Voz e Canto

Dias 06/04, 13/04, 20/04 e 27/04: para cantores profissionais e amadores, professores de canto e regentes de Bauru e região (as vagas são limitadas – inscrição pelo telefone: 14-3235-8394).

Oficinas de Voz para Locutores

Dias 11/04, 15/04, 18/04 e 29/4: para locutores de rádio e tv e alunos do Curso de Jornalismo de Bauru e região.

Essas oficinas são coordenadas pela professora Lídia Teles.

No mês de abril, todas as atividades curriculares dos alunos do Curso de Fonoaudiologia, desenvolvidas nas Escolas EMEI Bichusky, EMEF Cônego Aníbal Difrância e coordenadas pelas professoras Aline Costa e Patrícia Crenite serão direcionadas para a promoção da saúde vocal. Assim também as ações que ocorrerão na Unidade de Saúde do Jardim Godoy, coordenadas pela professora Maria Aparecida Machado.

Nas redes sociais a página no facebook “Só para quem ama a voz” traz dicas e curiosidades sobre a voz e a comunicação.

No campus da USP em Bauru:

Para celebrar a data foram afixadas faixas comemorativas sobre a Voz em todo o campus.

No dia 07/04: haverá um Seminário do Programa de Educação Tutorial (PET), sob a coordenação da professora Giédre Berretin-Felix, com tema voltado para cuidados e expressividade vocais.

Dia 14/04: Reunião Clínica com estudantes que fazem parte do PET, sob a coordenação da professora Giédre Berretin-Felix.

Almoço musical no Restaurante Universitário na semana de 11/04 a 15/04: das 11h às 13h30 o almoço dos alunos e funcionários no Restaurante Universitário terá música ao vivo, apresentada pelos alunos e funcionários cantores da USP, coordenado pela professora Lídia Teles.

No dia 20/04: uma aula especial para alunos da Disciplina Prática Docente no Ensino Superior, da Pós-Graduação em Fonoaudiologia, de responsabilidade das professoras Deborah Ferreira e Dagma Venturini acontecerá no Teatro Universitário da FOB:

 Das 8h às 9h30 será ministrada uma palestra pela fonoaudióloga Millena Vieira denominada “Comunicação Efetiva”.

Das 10h às 12h e das 14h às 18h serão realizadas oficinas com a prática de atividades voltadas à comunicação na docência, coordenadas pelas professoras Kelly Silvério e Alcione Brasolotto.

O campus USP de Bauru localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).

Marianne Ramalho (MTb. 15.744)