Encontro reúne grandes nomes da genética mundial

Inscrições para trabalhos científicos serão aceitas até o dia 1º de abril

Entre os dias 27 e 30 de abril, a cidade de Bauru (SP) vai sediar o “I Encontro Internacional de Anomalias Craniofaciais: Fenótipo Clínico, Genes Relacionados e Novas Perspectivas”, reunindo um time de sete geneticistas estrangeiros e mais cinco brasileiros com reconhecida atuação nas áreas de sindromologia e genética molecular das anomalias craniofaciais.
O evento é realizado pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da Universidade de São Paulo (USP), mais conhecido por Centrinho-USP, com organização da Divisão de Sindromologia da instituição, dirigida pelo médico geneticista Antonio Richieri-Costa.

Entre os participantes está uma das figuras mais preeminentes da genética mundial: John Marius Opitz. Aos 76 anos, ele é editor-chefe emérito e editor associado da revista American Journal of Medical Genetics. Seu reconhecimento científico internacional vem da vasta experiência genética e também por ser um provocativo pensador.  Na programação deste evento, por exemplo, uma das palestras mais filosóficas e instigantes está marcada para o dia 29 (sexta-feira), a partir das 8h30, com o tema “A mente e a linha média”.

Outros nomes esperados são de dois pesquisadores da Inglaterra: Phillipa Francis-West, do King’s College London Dental Institute, de Londres, e Andrew Wilkie, de John Radcliffe Hospital, de Oxford. Ambos têm se destacado em pesquisas sobre genética e desenvolvimento craniofacial. Entre os brasileiros, há pesquisadores da Universidade de São Paulo, dos campi da capital, Ribeirão Preto e Bauru, e da Universidade Católica de Brasília (DF).

Fazem parte da programação palestras, conferências, simpósios e exposição de painéis científicos. Interessados poderão inscrever trabalhos para apresentação durante o evento até dia 1º. de abril via Internet. Para participar do evento, médicos, geneticistas, biomédicos, biólogos e demais profissionais e estudantes da área da saúde podem se inscrever a preços promocionais até 16 de abril. Inscrições e programação completa no site da instituição: http://www.centrinho.usp.br/eventos/info.

Serviço:
I Encontro Internacional de Anomalias Craniofaciais: Fenótipo Clínico, Genes Relacionados e Novas Perspectivas.
Data: 27 a 30 de abril de 2011
Investimento: R$150 para estudantes de graduação e pós-graduação e R$250 para profissionais até 16/4/2011. Grupos de no mínimo 30 estudantes (graduação ou pós-graduação de qualquer instituição de ensino) receberão desconto especial.
Local: Teatro Universitário da FOB-USP (Alameda Octávio Pinheiro Brisolla 9-75 – Vila Universitária 17012-910 Bauru-SP, Brasil).
Site do evento: http://www.centrinho.usp.br/eventos/info
Mais detalhes: 14 3235-8437 ou eventos@centrinho.usp.br