Periodontia da FOB/USP participou do Novembro Azul

Nov_Azul 02A Disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) participou da campanha Novembro Azul.

Segundo Carla Andreotti Damante, professora da Disciplina de Periodontia da FOB a iniciativa partiu da equipe de professores, alunos de pós-graduação e funcionários da Periodontia, que solicitaram a utilização nas clínicas de roupas azuis, bigodes e fitas azuis.

O objetivo da campanha é conscientizar a população masculina quanto aos riscos do câncer de próstata e a importância do exame preventivo. A intenção é que a campanha vire tradição conforme o Outubro Rosa.

A Campanha foi realizada na semana de 21 a 24 de novembro em diversas clínicas da FOB/USP e envolveu a participação de 150 alunos de graduação, 35 alunos de pós- graduação, 20 professores e 5 funcionários.

Fitinha azul e o bigode são os símbolos da campanha

No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). Começou num Pub na Austrália em 1999.

Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade.

O mês de novembro foi escolhido por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Informações do site: http://www.psicologiaparacuriosos.com.br/o-que-e-o-novembro-azul-e-como-ele-comecou/

Marianne Ramalho (MTb.15.744)

Equipe da Periodontia da FOB: Carla Damante, Edilaine Torrecilha, Adriana Passanezi, Sebastião Greghi, Ivânia Arruda e Mariana Zangrando

Crédito da foto: Carla Damante