Centrinho-USP abrirá seleção para pós-graduação

Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens HRAC-USP

Oportunidades: as vagas são para mestrado, doutorado e outros cursos na área da saúde; os cursos são gratuitos e terão início em 2017

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP vai abrir processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, na área de concentração “Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas”. São oferecidas 24 vagas, 12 para mestrado e 12 para doutorado (ou doutorado direto).

Os interessados devem ter formação superior compatível com as linhas de pesquisa do Programa (Forma e Função; Reabilitação; e Etiologia, Epidemiologia e Prevenção); proficiência em Inglês; e disponibilidade de dedicação integral às atividades do curso, incluindo atividades ambulatoriais ou assistenciais. Também deverão apresentar projeto de pesquisa de interesse institucional diretamente relacionado aos diferentes serviços oferecidos pelo Hospital e financiamento próprio ou de órgão de fomento. Os candidatos ao doutorado deverão apresentar ainda um artigo aceito para publicação ou publicado em periódico.

O processo seletivo será realizado no dia 3 de fevereiro de 2017, por meio de questionário escrito sobre a disponibilidade e as expectativas do candidato, prova específica sobre fissuras orofaciais e discussão e análise curricular. O início dos cursos será no dia 8 de março de 2017.

Oferecido desde 1998, o Programa de Pós-Graduação do Centrinho-USP tem o objetivo de formar recursos humanos altamente qualificados para a geração e difusão de conhecimentos e inovações, seja na pesquisa, na docência ou na prática profissional. O Programa tem proposta inovadora, de perfil acadêmico e interdisciplinar, e é realizado em centro de referência internacional. Oferece ainda amplas possibilidades de internacionalização, por meio de intercâmbios e pesquisas em parceria com grandes universidades dos Estados Unidos e Europa.

As inscrições serão recebidas no período de 3 a 20 de janeiro de 2017, na Secretaria de Pós-Graduação do Hospital, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h ou das 14h30 às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.hrac.usp.br (clicar em Mestrado e Doutorado, Processo seletivo, Editais de abertura). Mais informações pelo telefone (14) 3235-8434 ou e-mail ppg.hrac@usp.br.

Aprimoramento
Além do mestrado e doutorado (pós-graduação stricto sensu), o Centrinho-USP também abrirá seleção para cursos lato sensu e de extensão.

Para o Programa de Aprimoramento Profissional (PAP-2017) – Reabilitação em Anomalias Craniofaciais, serão oferecidas dez vagas com bolsas de estudo no valor bruto mensal de R$ 1.044,70, fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). O público-alvo são profissionais que concluíram a graduação em 2015 e 2016 nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, pedagogia, serviço social e terapia ocupacional.

Com duração de um ano – de 01 de março de 2017 a 28 de fevereiro de 2018 –, o Aprimoramento terá carga horária mínima de 1.760 horas, correspondendo a 40 horas semanais. O aprimorando deverá dedicar-se exclusivamente ao Programa durante os 12 meses. A seleção acontece em duas etapas, nos dias 6 e 13 de fevereiro de 2017. O período de inscrição vai de 9 de janeiro a 2 de fevereiro de 2017.

Práticas profissionalizantes e atualização
Duas novidades são Práticas Profissionalizantes inéditas. A Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial oferece oito vagas para candidatos com graduação completa em odontologia. O curso terá duração de um ano, de março de 2017 a fevereiro de 2018, com 40 horas semanais e um total de 1.800 horas de atividades teórico-práticas. O processo seletivo será realizado no dia 25 de janeiro de 2017 e as inscrições serão recebidas de 9 a 20 de janeiro de 2017.

Já a Prática Profissionalizante em Rinologia (Cirurgia Endoscópica, Cirurgia Plástica da Face e Craniofacial) terá duas vagas e é voltada a profissionais graduados em medicina com residência concluída em otorrinolaringologia. O curso será oferecido de março a dezembro de 2017, num total de 1.656 horas de atividades teóricas e práticas, o que corresponde a 40 horas semanais. A seleção será por análise do currículo documentado dos candidatos, em data a ser divulgada posteriormente. O período de inscrição será de 4 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017.

Serão oferecidas ainda seis vagas para o Curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva, que tem duração de um ano (de março de 2017 a fevereiro de 2018), com 40 horas semanais. Os interessados devem ter graduação completa em odontologia e poderão se inscrever de 10 a 30 de janeiro de 2017. O processo seletivo acontece no dia 31 de janeiro de 2017.

As Práticas Profissionalizantes e a Atualização em Ortodontia terão início em 2 de março de 2017. Para esses cursos lato sensu e de extensão, as inscrições serão gratuitas e recebidas na Secretaria de Apoio Acadêmico do Hospital, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. Os editais e fichas de inscrição estão disponíveis no endereço www.hrac.usp.br (clicar em Cursos de Extensão, Processos seletivos). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420. O Centrinho-USP está localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP), CEP 17012-900.