USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Congresso discute atenção à saúde e cuidados fonoaudiológicos

No período de 16 a 19 de agosto será realizado o XXIV Congresso Fonoaudiológico de Bauru (Cofab) – Profa. Dra. Dionísia Aparecida Cusin Lamônica na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O Cofab é um evento científico organizado pelos acadêmicos do curso de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia, com a coordenação de docentes e da administração da Faculdade.

O objetivo do congresso é divulgar e discutir conhecimentos científicos de excelência na área da Fonoaudiologia e que fazem interface com a Educação e outras áreas da Saúde, como Psicologia, Nutrição, Odontologia, e também proporcionar aos alunos a oportunidade de elaborar e gerir um evento de médio porte.

São esperados por volta de 400 congressistas de vários estados do país, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Goiás, Bahia e de muitos municípios do Estado de São Paulo, profissionais e alunos que costumam participar deste evento anualmente.

O Cofab é coordenado pelas professoras do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP: Dionísia Aparecida Cusin Lamônica (coordenadora Geral), Natalia Barreto Frederigue Lopes (coordenadora da Comissão Científica), Maria Aparecida Miranda de Paula Machado (coordenadora da Comissão Executiva) e como presidente acadêmica do congresso, Letícia de Carvalho Caetano.

A solenidade de abertura do COFAB será realizada no dia 16 de agosto, às 18h30, no Teatro Universitário da FOB, “Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira”.

Tema do congresso

“A Integralidade na Atenção à Saúde e Cuidados Fonoaudiológicos” é o tema deste ano.  Segundo as coordenadoras, atuar com a saúde integral depende da formação dos profissionais não apenas para conhecer as técnicas a serem utilizadas no tratamento das doenças, mas também para realizar as práticas dos cuidados em saúde que considerem o ser humano em todas as suas interfaces ou perspectivas.

Muitas vezes isso pode significar uma reorganização da rotina dos processos de trabalho, incluindo ou aprimorando o trabalho em equipe e a racionalidade na utilização dos equipamentos e dos profissionais de saúde.

A programação científica vai contar com renomados palestrantes nacionais, internacionais e professores e pesquisadores da FOB e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).

Os interessados devem se inscrever no site do congresso: http://www.cofab.fob.usp.br   ou pessoalmente na Secretaria do COFAB, inclusive durante a realização do evento.

Marianne Ramalho (MTb.15.744)

Foto: Letícia de Carvalho Caetano, Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, Maria Aparecida Miranda de Paula Machado e Natalia Barreto Frederigue Lopes  

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB/USP)