Odonto e Fono recebem nota máxima do Guia do Estudante

Os cursos de graduação em Odontologia e Fonoaudiologia oferecidos pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) foram classificados com cinco estrelas pelo Guia do Estudante, edição 2018. Esta é a nota máxima da publicação, produzida pela Editora Abril, que anualmente avalia os cursos superiores de bacharelado e licenciatura brasileiros.

Para o professor Marco Antonio Hungaro Duarte, presidente da Comissão de Graduação da Faculdade, esta classificação demonstra a excelência dos cursos da FOB-USP na qualidade de ensino e formação do aluno de graduação. “Uma formação baseada na evidência científica, humanística e com qualidade nos dá a certeza que estamos preparando o aluno adequadamente para o mercado de trabalho. Também essa avaliação aumenta a responsabilidade de melhorar a cada ano e buscar sempre aprimorar essa excelência”, complementa.

O professor Duarte destaca que nos dias de hoje o aluno FOB-USP tem contato com diferentes tecnologias utilizadas na abordagem do paciente. “Temos um ensino moderno! O aluno também experimenta a vivência do funcionamento e do atendimento público em nível de SUS”. Outro aspecto, segundo o professor, é a oportunidade oferecida àqueles que querem atuar na pesquisa, por meio de projetos de iniciação científica. “Buscamos e estamos conseguindo formar um aluno de excelência, e isso é refletido na avaliação do Guia do Estudante”, conclui.

O resultado da avaliação do Guia do Estudante também repercutiu positivamente no curso de Fonoaudiologia. “Essa classificação com cinco estrelas representa a coroação do trabalho conjunto realizado pelo corpo docente do nosso curso. Trabalhamos pela excelência na formação profissional voltada às ciências fonoaudiológicas”, diz a professora Giédre Berretin-Felix, coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da FOB-USP.

Excelência

Nesta edição do Guia do Estudante, a USP teve 121 dos 141 cursos classificados com cinco estrelas. Os outros vinte cursos da Universidade receberam quatro estrelas. Na edição passada, 102 dos 123 cursos avaliados pela publicação receberam cinco estrelas e 21 receberam quatro estrelas. Em 2015 foram 107 cursos que receberam avaliação máxima e em 2014, 96 cursos.

As três grandes áreas de conhecimento – Biológicas, Exatas e Humanas – da USP tiveram cursos com a avaliação máxima. Clique aqui (http://jornal.usp.br/wp-content/uploads/TABELA-CURSOS-ESTRELADOS.pdf) para conferir a lista integral.

O Guia do Estudante da Editora Abril é um dos principais veículos de publicação de Instituições de Ensino Superior do Brasil. O resultado completo da análise será publicado no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018, que estará nas bancas a partir do dia 16 de outubro.