Pesquisa da FOB-USP ganha o Prêmio Capes Tese 2017

A tese “Validação do Protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês”, sob a orientação da professora da FOB-USP Giédre Berretin-Felix e defendida pela doutoranda Roberta Lopes de Castro Martinelli, recebeu o Prêmio Capes de Tese 2017.

Os estudos, na área de Educação Física, integram o Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP). Esta premiação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do MEC, é outorgada às melhores teses de doutorado defendidas em 2016.

Seus ganhadores, segundo a Capes, fizeram jus pela “extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”. A cerimônia de entrega acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), dia 07 de dezembro, em Brasília, às 17 horas.

A premiação

Os premiados recebem diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação.

A capes informa também que, automaticamente, a pesquisa está concorrendo ao Grande Prêmio CAPES de Tese que será outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio CAPES de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas.

Os grupos são: 1) Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Interdisciplinar, denominado “Grande Prêmio CAPES de Tese Vital Brazil”. 2) Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais, Biotecnologia), denominado “Grande Prêmio CAPES de Tese Casimiro Montenegro Filho”. 3) Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino e Ciências Ambientais), denominado “Grande Prêmio CAPES de Tese Aurélio Buarque de Holanda”.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 10 de outubro de 2017, seção 1, páginas 09 a 14, Portaria n° 199, de 06 de outubro de 2017, disponível no link: http://capes.gov.br/CECOL/PortariaOutorgaPCT2017.pdf.