Centro Cultural expõe esculturas e desenhos na mostra Volumes

Está em exibição no Centro Cultural do campus da USP de Bauru a exposição Volumes do artista plástico Victor Harabura.

A mostra integra o Projeto Atelier & Arte promovido pela Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Victor Harabura é natural de São Paulo, tem 30 anos é quadrinhista, ilustrador, escultor e em 2014 graduou-se em História pela Unesp de Franca. Atualmente está no 2º ano do Curso de Artes Visuais na Unesp de Bauru.

O artista informa que desde criança sempre gostou de desenhar, porém não enxergava esta atividade como uma profissão e sim como um hobby. Ao estudar História da Arte começou a pensar no desenho como uma profissão, atividade que passou a se dedicar. Mas ele afirma que se identifica mais com a escultura.

Após concluir a Faculdade de História retomou os estudos de arte, fazendo os cursos de anatomia humana, pintura digital, roteiro, perspectiva e história em quadrinhos, na Quanta Academia de Artes, em São Paulo e fez o curso online de escultura tradicional e digital no Estúdio Viva Arte de Fortaleza no Ceará.

Volumes

A exposição “Volumes” exibe 3 esculturas e 4 desenhos. O processo de produção das esculturas autorais inicia-se pela modelagem com argila, que depois é queimada a 1.000 graus centígrados transformando-se em cerâmica.

Os desenhos são feitos em grafite, com sombreado e são hiper-realistas se constituindo em releituras de obras clássicas consagradas, como o “David” do escultor e arquiteto italiano Gian Lorenzo Bernini.

Harabura informa que denominou sua exposição “Volumes” para combinar a escultura com o desenho, juntando estes dois tipos de trabalho artístico. Ele esclarece que esta é sua primeira exposição individual e diz que está satisfeito por se dedicar a um trabalho que aprecia e por ter a oportunidade de exibi-lo para outras pessoas.

A exposição “Volumes” está aberta à visitação pública até o dia 10 de novembro, no Centro Cultural do campus da USP de Bauru, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O campus da USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

Marianne Ramalho (MTb.15.744)

Foto: Victor com a obra “Releitura de L’Amour et Pshyche, Enfants” (William Bouguereau)

Crédito da foto: Giane Quintela