USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Simpósio discutirá avanços no tratamento das fissuras

Entre os conferencistas está Francis Smith, autor do prefácio do livro ‘Extraordinário’, que será lançado no Brasil como filme em dezembro e é estrelado por Julia Roberts; evento acontece na USP-Bauru nos dias 10 e 11/11

Nos dias 10 e 11 de novembro, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP realiza, no Teatro Universitário da USP-Bauru, o 5º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas. Com o tema “Passado, presente e futuro da reabilitação das anomalias craniofaciais”, o Simpósio visa discutir e disseminar os avanços no diagnóstico e tratamento interdisciplinar.

O evento irá reunir renomados especialistas nacionais e internacionais. Entre os conferencistas está o biólogo Francis Smith, autor do prefácio da nova edição do livro “Extraordinário”, que será lançado no Brasil como filme no mês de dezembro e é estrelado pela atriz Julia Roberts.

O pró-reitor de Pós-Graduação da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Jr, irá ministrar a conferência magna “A Pós-Graduação no Brasil e na USP”. “Nesta edição, o Simpósio faz parte das comemorações dos 50 anos do HRAC e celebra, ainda, os 20 anos do Programa de Pós-Graduação do Hospital, que já formou aproximadamente 300 mestres e doutores, atuantes em instituições e clínicas públicas e privadas por todo o país. Essa trajetória de duas décadas de nossa Pós também será apresentada em conferência”, destaca a professora Ana Paula Fukushiro, presidente da Comissão de Pós-Graduação do HRAC e coordenadora geral do evento.

A professora ressalta ainda que o evento contará com “palestrantes internacionais de duas instituições americanas e uma europeia de destaque na reabilitação das anomalias craniofaciais, apresentando seus protocolos de tratamento, seus resultados cirúrgicos e de fala, dividindo experiências de sucesso e humanização”. Os conferencistas nacionais irão abordar temas como cirurgia craniofacial, cirurgia plástica, genética e ortodontia nas fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais, e indicadores de resultados da reabilitação.

De acordo com a professora Ana Paula, o público também poderá apreciar a apresentação de trabalhos científicos (de pesquisa, relatos clínicos e relatos de experiência). Serão premiados os três melhores trabalhos apresentados na comunicação oral e receberão menção honrosa os cinco melhores e-pôsteres.

“A discussão a respeito do futuro da reabilitação das fissuras labiopalatinas é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do tratamento oferecido em centros craniofaciais do Brasil. Neste sentido, serão apresentadas algumas inovações tecnológicas utilizadas no diagnóstico, no contexto da pesquisa, bem como resultados de práticas clínicas e estudos atuais”, finaliza.

O público-alvo do Simpósio são profissionais e estudantes das áreas de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e áreas afins.

As inscrições para participação no evento foram encerradas no dia 31 de outubro. Programação completa e mais informações no site www.hrac.usp.br/eventos/2017/v-simposio-internacional-de-fissuras-orofaciais-hrac-usp-bauru. O evento conta com apoio da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa da USP. O Teatro Universitário do campus USP-Bauru fica na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

Francis, obras e síndrome
Biólogo, Francis Smith é pós-doutorando da University of Colorado School of Dental Medicine, dos Estados Unidos, com especial interesse em anomalias craniofaciais. Realiza análises do genoma de tecidos embrionários e do formato da face utilizando técnicas especializadas.

O livro “Extraordinário” – de R.J. Palacio, com prefácio de Francis – conta a história de August Pullman, o Auggie, uma criança nascida com Síndrome de Treacher Collins que passou por diversas cirurgias e complicações médicas na infância. Educado em casa até os 10 anos, pela primeira vez, ele irá frequentar uma escola regular, e precisará se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

A Síndrome de Treacher Collins é um distúrbio do desenvolvimento craniofacial. É caracterizada por achatamento de ossos da face; queixo pequeno; orelhas pequenas, malformadas ou ausentes; surdez total ou parcial; fendas das pálpebras inclinadas para baixo; e palato estreito ou fissurado. Intervenções cirúrgicas e terapêuticas são importantes tanto para o aspecto estético como funcional do paciente.

Lançamento de e-book
Durante o Simpósio, no dia 10 de novembro, às 10h20, acontece o lançamento oficial do e-book (livro eletrônico) “Craniofacial Disorders: Orofacial Features and Peculiarities in Dental Treatment” – “Anomalias Craniofaciais: Características Orofaciais e Peculiaridades no Tratamento Odontológico”, em Português –, organizado por Gisele da Silva Dalben, chefe da Seção de Odontopediatria e Saúde Coletiva do HRAC, e Márcia Ribeiro Gomide, odontopediatra aposentada do Hospital.

“O objetivo do livro é servir como um recurso que o profissional clínico possa consultar com facilidade, quando for realizar atendimento a pacientes com anomalias craniofaciais, melhorando assim o acesso ao tratamento odontológico para estes pacientes, em abrangência e em qualidade”, explica Gisele. “O livro aborda todas as especialidades odontológicas, e também tem informações úteis para outras áreas da saúde, porque apresenta um resumo das características clínicas de diversas síndromes e alterações”.

A obra conta com capítulos de autoria de profissionais, ex-profissionais, pesquisadores, alunos e ex-alunos do HRAC, e de pesquisadora de universidade norte-americana. Os interessados podem adquirir o livro, em versão digital ou impressa, no site da editora Bentham Science: www.ebooks.benthamscience.com/book/9781681085166. Em formato digital, também é possível adquirir capítulos individuais.

Serviço
5º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas
Quando: 10 e 11 de novembro
Onde: Teatro Universitário da USP-Bauru (Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária)
Público-alvo: profissionais e estudantes das áreas da saúde
Informações: site www.hrac.usp.br/eventos/2017/v-simposio-internacional-de-fissuras-orofaciais-hrac-usp-bauru

……………………………………………………………………………………………………..
Créditos
Foto 1: Adauto Nascimento / Banco de imagens HRAC
Foto 2: Denise Guimarães, FOB-USP
Foto 3: Divulgação, University of Colorado