Alunas de Fonoaudiologia da Suécia fazem intercâmbio no HRAC

Estudantes são do Karolinska Institutet, uma das principais universidades da área médica do mundo, responsável pela indicação do Nobel de Medicina

Duas alunas do último ano de graduação em Fonoaudiologia do Karolinska Institutet, de Estocolmo, na Suécia, realizaram um intercâmbio de 5 semanas no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP.

As estudantes da Noor Botros e Isabelle Pano participaram de atividades no HRAC no período de 03/11 a 08/12. Atuaram no Laboratório de Fisiologia do Hospital, participaram de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e realizaram observação supervisionada em setores de interesse.

O intercâmbio ocorreu por meio de convênio de cooperação acadêmica internacional firmado em 2016 entre USP e Karolinska Institutet. Segundo a coordenadora do convênio, Inge Elly Kiemle Trindade, professora titular da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e da Pós-Graduação do HRAC, o Karolinska Institutet tem um grupo de docentes que atua na reabilitação das fissuras labiopalatinas, mas não oferece um treinamento e uma experiência similar sobre os protocolos, formas e etapas do tratamento, com uma visão global das diferentes áreas profissionais.

A parceria prevê o intercâmbio de estudantes, docentes, pesquisadores e membros da equipe técnico-administrativa das duas instituições. Os campos de estudo estabelecidos são patologia da fala e linguagem, e fisiologia e patologia da fala aplicadas às fissuras orofaciais e anomalias relacionadas.

Karolinska Institutet está entre as principais universidades da área médica do mundo. É uma comissão desse instituto que indica os laureados com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.

Na foto, a partir da esquerda: Noor Botros e Isabelle Pano (Karolinska Institutet); professora Inge Trindade (USP-Bauru); a fonoaudióloga Renata Paciello Yamashita, do Laboratório de Fisiologia do HRAC; e a professora Ana Paula Fukushiro, chefe do Laboratório de Fisiologia e presidente da Comissão de Pós-Graduação do HRAC.

……………………………………………………………………………………………………..
(Foto: Tiago Rodella, HRAC)