HRAC recebe delegação de pesquisadores da Ucrânia

Seis profissionais entre médicos cirurgiões, dentistas e fonoaudióloga da Bogomolets National Medical University participaram de intercâmbio

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP recebeu novamente a visita de delegação de pesquisadores da Ucrânia, para intercâmbio de 2 semanas.

Dessa vez, veio conhecer os protocolos de tratamento e rotina do Hospital uma equipe de 6 profissionais, formada por médicos cirurgiões, dentistas e fonoaudióloga da Bogomolets National Medical University (NMU), de Kiev. Eles permaneceram em Bauru de 18/11 a 02/12.

A USP e a NMU firmaram convênio em julho de 2016. A parceria visa a cooperação acadêmica nas áreas de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina, com intercâmbio de docentes, pesquisadores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação, e participação em atividades de ensino e pesquisa.

Na foto, equipes da Ucrânia e do HRAC na Superintendência do Hospital. A partir da esquerda: Eudes Soares de Sá Nóbrega, chefe técnico da Seção de Cirurgia Plástica do HRAC; Alena Melnyk, professora do Departamento de Ortodontia da NMU; Maryna Burdieieva, fonoaudióloga do Hospital Infantil 7 da NMU; Nataliia Kyselova, cirurgiã do Departamento de Odontologia Cirúrgica e Cirurgia Maxilofacial da Infância da NMU; Genadiy Korotchenko, chefe do Departamento de Cirurgia Maxilofacial do Hospital Infantil 7 da NMU; professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, superintendente do HRAC e diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB); odontopediatra Cleide Felício de Carvalho Carrara e fonoaudióloga Giovana Rinalde Brandão, integrantes da Comissão Gestora do HRAC; Yurii Chepurnyi, cirurgião do Departamento de Estomatologia da NMU; Oksana Babaieva, chefe do Departamento de Anestesiologia e Cuidados Intensivos do Hospital Infantil 7 da NMU, e professora Ana Lucia Pompeia Fraga de Almeida, membro da Comissão Gestora do HRAC.

Homenagem
Durante a visita da delegação da Ucrânia, o cirurgião plástico Eudes Nóbrega recebeu certificado por sua atuação de destaque junto ao Projeto Smile Ukraine, que inclui aulas e cirurgias demonstrativas em Kiev. O projeto tem financiamento do Rotary International.

……………………………………………………………………………………………………..
(Fotos: Márcio Antonio da Silva, HRAC)