Artigos do HRAC são destaque em publicação internacional

Equipe tem três artigos entre os top 10 de suas especialidades em um dos principais periódicos da área de anomalias craniofaciais do mundo

Três artigos científicos de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP estão entre os dez mais lidos de suas áreas, no ano de 2017, na revista The Cleft Palate-Craniofacial Journal (CPCJ), um dos principais periódicos da área de anomalias craniofaciais do mundo.

O artigo “Rapid Maxillary Expansion after Alveolar Bone Grafting with rhBMP-2 in UCLP Evaluated by Means of CBCT” (“Expansão rápida da maxila após enxerto ósseo alveolar com rhBMP-2 em FLPU avaliado por meio de CBCT”), de autoria de Daniela Garib (FOB-USP e HRAC-USP), Felicia Miranda (FOB-USP), Renata Sathler (HRAC-USP), Anne Marie Kuijpers-Jagtman (Radboud University, Holanda) e Carlos Alberto Aiello (HRAC-USP), ficou em 6º lugar em Ortodontia.

Outro artigo, “Tooth Abnormalities and Occlusal Disorders in Individuals with Frontonasal Dysplasia” (“Anormalidades dentárias e distúrbios oclusais em indivíduos com displasia frontonasal”), de autoria de Vanessa Benetello Dainezi (Unicamp), Lucimara Teixeira das Neves (FOB-USP e HRAC-USP), Gisele da Silva Dalben (HRAC-USP) e Marcia Ribeiro Gomide (HRAC-USP), ficou na 10ª posição da mesma área. A relação completa de Ortodontia está disponível no endereço http://journals.sagepub.com/page/cpc/special-collection-orthodontics.

Já o artigo “Size of Velopharyngeal Structures after Primary Palatoplasty” (“Tamanho das estruturas velofaríngeas após a palatoplastia primária”) foi destaque na área de Fonoaudiologia e Audiologia. De autoria de Flávia Rodrigues da Silva (HRAC-USP), Jeniffer de Cássia Rillo Dutka (FOB-USP e HRAC-USP), Adna Maressa Pereira Amaral (HRAC-USP), Maíra de Souza Périco (FOB-USP) e Maria Inês Pegoraro-Krook (FOB-USP e HRAC-USP), o artigo ficou na 7ª posição em sua área (http://journals.sagepub.com/page/cpc/special-collection-speech-pathology).

“Este é mais um importante reconhecimento do trabalho realizado na instituição e do nosso Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, que completou 20 anos e em 2017 também teve sua nota de avaliação da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] elevada para 5”, ressalta a professora Ana Paula Fukushiro, presidente da Comissão de Pós-Graduação do HRAC-USP.

“Essas conquistas mostram a excelência do Programa na realização de pesquisas, na produção cientifica, na qualificação do corpo docente e em sua liderança, sendo o único no país e no mundo com área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas”, pontua.