USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Semana do Sono 2018 na USP-Bauru

Campanha visa divulgar para a população informações importantes, novidades e as últimas pesquisas sobre a qualidade do sono

Problemas como insônia, apneia e privação do sono têm sido cada vez mais comuns na população. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), um em cada três indivíduos tem apneia obstrutiva do sono, doença em que a pessoa para de respirar durante o sono, devido a obstruções (fechamentos) na garganta. E 32% da população tem insônia diagnosticada.

Esses quadros podem trazer diversas complicações psicológicas e para a saúde, desde cansaço, sonolência e acidentes de trabalho e no trânsito, até problemas de memória, transtornos psiquiátricos, obesidade, hipertensão arterial, doenças do coração, derrames e diabetes.

Como parte das atividades da Semana do Sono 2018, promovida em todo o país pela ABS (e ao redor do mundo pela World Sleep Federation), no dia 15 de março, quinta-feira, às 13h, no Anfiteatro do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), será realizada a palestra “Bons hábitos de higiene do sono”, destinada a toda a comunidade do campus USP-Bauru.

Ministrada pela professora Ivy Kiemle Trindade-Suedam, docente da USP-Bauru, pesquisadora do Laboratório de Fisiologia do HRAC-USP e associada da ABS, a palestra terá duração de 15 minutos e será gratuita, sem necessidade de inscrição.

Outra ação conjunta, que envolve equipe da USP e da Unesp, acontecerá no dia 13 de março, terça-feira, no intervalo do almoço, no campus da Unesp de Botucatu, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), coordenada pelos médicos Sérgio Henrique Kiemle Trindade, otorrinolaringologista do HCFMB, e Silke Anna Theresa Weber, professora da FMB, com participação de membros da equipe do Laboratório de Fisiologia do HRAC-USP. Nessa atividade junto à população haverá aplicação de questionário e serão prestadas orientações sobre higiene do sono.

A Semana do Sono 2018 tem atividades programadas de 11 a 18 de março. Todos os detalhes estão no site www.semanadosono.com.br.

……………………………………………………………………………………………………..
(Foto: Marcos Santos / USP Imagens)