Acontece XXV Congresso Fonoaudiológico de Bauru

No período de 22 a 25 de agosto será realizado o XXV Congresso Fonoaudiológico de Bauru (Cofab) – Profa. Dra. Lilian Cássia Bórnia Jacob-Corteletti, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento vai reunir 400 congressistas procedentes de vários estados brasileiros e do exterior, como a República Dominicana, incluindo alunos de graduação e pós-graduação e profissionais.

O tema do congresso é “Pesquisa e Prática Profissional em Fonoaudiologia: 25 anos de difusão de conhecimento”. A programação enfatiza a integração entre a experiência clínica e a evidência científica proveniente da investigação, nos diversos campos da fonoaudiologia e áreas afins da saúde, tendo como objeto de estudo a comunicação e as funções orofaciais.

A programação científica conta com palestrantes brasileiros e internacionais procedentes da Argentina, México, Estados Unidos e Canadá.

O evento vai dispor de uma “Estação Digital”, um ambiente que permite o contato com empresas especializadas em produtos fonoaudiológicos visando o aprendizado e a troca de informações clínicas e de pesquisa relacionadas às novidades tecnológicas, ao desempenho e satisfação dos usuários quanto aos produtos e serviços fonoaudiológicos, em especial na área de avaliação e tratamento dos distúrbios da audição.

Em comemoração ao jubileu de prata (25 anos) do congresso será exibida uma exposição histórica da trajetória do Cofab.

Jéssica Silva Emídio, presidente acadêmica do XXV Cofab ressalta a importância de representar a comissão organizadora do congresso, composta em sua maioria por estudantes de graduação, consistindo numa experiência importante para a formação profissional.

O Cofab vai reunir estudantes e profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Odontologia, Medicina, Psicologia, Psicopedagogia, Fisioterapia, professores de educação infantil e especial, engenheiros do trabalho (saúde auditiva ocupacional), gestores e profissionais do SUS de todas as áreas.

I Simpósio de Saúde Coletiva

A novidade neste ano dentro do Cofab é o “I Simpósio de Saúde Coletiva”, que será realizado no dia 25 de agosto, das 8h às 17h30, no Teatro Universitário da FOB, com o objetivo de congregar os cursos de Fonoaudiologia, Medicina e Odontologia.

A proposta é discutir o Sistema Único de Saúde (SUS) contemporâneo e seus desafios, frente às mudanças que vem ocorrendo sob a visão dos dirigentes atuais do país.

Os coordenadores do simpósio representam os três cursos ministrados na FOB/USP: José Sebastião dos Santos, coordenador do curso de Medicina; Maria Aparecida Miranda de Paula Machado, responsável pelo Programa de Saúde Coletiva da Fonoaudiologia e Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB e representante do curso de Odontologia, com experiência de coordenador do convênio com o SUS na FOB/USP.

Jornalista Marianne Ramalho (MTb. 15.744)