USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Encontro na USP-Bauru discute saúde mental e bem-estar

Evento acontece nos dias 31/05 e 01/06, na FOB, e é voltado a estudantes, docentes e servidores do campus USP-Bauru e de outras instituições de ensino superior

Será realizado nos dias 31/05 e 01/06/2019 o 1º Encontro de Cuidado à Saúde Mental e Promoção do Bem-Estar da USP-Bauru. Promovido pelas três unidades do campus (FOB, HRAC e PUSP-B), o evento acontece no Auditório Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua (Bloco Didático 3 da FOB-USP).

O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e servidores do campus USP-Bauru e de outras instituições de ensino superior. A inscrição é gratuita!

No dia 31/05 (sexta-feira), das 18h às 18h30, acontece a abertura do Encontro e lançamento do projeto “Núcleo Cuidar”, um núcleo integrado de cuidado à saúde mental e promoção do bem-estar estudantil da FOB-USP. A solenidade contará com a participação dos professores Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP; José Henrique Rubo, prefeito do Campus USP de Bauru; José Sebastião dos Santos, coordenador do Curso de Medicina da FOB-USP e superintendente do HRAC-USP; Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, coordenador do Escritório de Saúde Mental da USP; Dagma Venturini Marques Abramides, psicóloga e docente do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP; e Rafael Casali Ribeiro, médico colaborador do Curso de Medicina da FOB-USP.

Na sequência, das 18h30 às 20h30, será realizada a mesa-redonda “Desocultar sofrimentos, agir para transformar: Diversidade, gênero e violência na universidade”, com professores e estudantes convidados.

A programação prossegue no sábado, dia 01/06, das 8h30 às 18h, com mesa-redonda, painel e conferência, também com a participação de docentes, especialistas e estudantes convidados. Serão debatidos temas como mentoring e tutoria; detecção e manejo de situações de sofrimento estudantil; humanização e desenvolvimento no curso médico; experiências de apoio psicológico ao estudante; e busca por apoio psicológico na perspectiva estudantil. Também serão discutidas reflexões e propostas sobre cuidado à saúde mental e promoção de bem-estar estudantil.

Programação e inscrições no site http://hrac.usp.br/eventos/. Mais informações na Secretaria do Curso de Medicina da FOB-USP, pelo e-mail secretaria.medicinabauru@usp.br ou telefone (14) 3226-6511.