USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Encontro discute saúde mental da comunidade universitária

Voltado a estudantes, docentes e funcionários de universidades, evento será realizado nos dias 31/05 e 01/06, na USP-Bauru

O campus da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru promove, nesta sexta-feira e sábado, dias 31 de maio e 01 de junho, o 1º Encontro de Cuidado à Saúde Mental e Promoção do Bem-Estar.

Organizado pelas três unidades do campus bauruense – Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), o evento será realizado no Auditório Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua (Bloco Didático 3 da FOB-USP).

O público-alvo do Encontro são estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e servidores de instituições de ensino superior. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

A saúde mental e o bem-estar do público universitário tem chamado a atenção das instituições de ensino. A quinta edição da Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das Instituições Federais de Ensino Superior – 2018, publicada neste mês de maio de 2019 pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), apontou que 83,5% dos estudantes relataram ter alguma dificuldade emocional (ansiedade: 60%; ideia de morte: 10,8%; e pensamento suicida: 8,5%), e que 32,4% dos estudantes estiveram ou estão em atendimento psicológico.

Para abordar essa temática, o evento na USP-Bauru traz mesas-redondas, painéis, debates, conferência e plenária com participação de docentes, especialistas e estudantes convidados.

A abertura do Encontro acontece na sexta-feira, 31 de maio, das 18h às 18h30, com o lançamento do projeto “Núcleo Cuidar”, um núcleo integrado de cuidado à saúde mental e promoção do bem-estar estudantil da FOB-USP. A solenidade contará com a participação dos professores Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP e presidente do Conselho Deliberativo do HRAC-USP; José Henrique Rubo, prefeito do Campus USP de Bauru; Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, coordenador do Escritório de Saúde Mental da USP; Dagma Venturini Marques Abramides, psicóloga e docente do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP; e Rafael Casali Ribeiro, médico colaborador do Curso de Medicina da FOB-USP.

Na sequência, das 18h30 às 20h30, será realizada a mesa-redonda “Desocultar sofrimentos, agir para transformar: Diversidade, gênero e violência na universidade”, com professores e estudantes convidados.

A programação prossegue no sábado, dia 01 de junho, das 8h30 às 18h. Serão debatidos temas como mentoring e tutoria; detecção e manejo de situações de sofrimento estudantil; humanização e desenvolvimento no curso médico; experiências de apoio psicológico ao estudante; e busca por apoio psicológico na perspectiva estudantil. Também serão discutidas reflexões e propostas sobre cuidado à saúde mental e promoção de bem-estar estudantil.

Programação completa e inscrições no site www.hrac.usp.br/eventos. Mais informações na Secretaria do Curso de Medicina da FOB-USP, pelo e-mail secretaria.medicinabauru@usp.br ou telefone (14) 3226-6511. O campus da USP em Bauru fica localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

Serviço
1º Encontro de Cuidado à Saúde Mental e Promoção do Bem-Estar da USP-Bauru
Quando: 31/05 e 01/06/2019
Onde: Auditório Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua – Bloco Didático 3 da FOB-USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e servidores de instituições de ensino superior
Promoção: FOB-USP, HRAC-USP e PUSP-B
Programação e inscrições (gratuitas): Site www.hrac.usp.br/eventos
Informações: E-mail secretaria.medicinabauru@usp.br ou telefone (14) 3226-6511