USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

USP-Bauru promove conscientização ambiental

A servidora Maria Denise Regiane (USP Recicla) orienta alunos de escola municipal sobre a questão ambiental.

Em sua quinta edição e com atividades voltadas à conscientização ambiental na comunidade do campus, a SMA, Semana do Meio Ambiente da USP-Bauru, superou as expectativas. A coordenadora do evento, professora Ana Carolina Magalhães, destacou a roda de conversa sobre adubo caseiro e o I-kitchen sustentável como atividades com maior repercussão de público.

Neste ano houve a inclusão de novas atividades. “O bate-papo informal sobre adubo caseiro e o evento I-kitchen foram atividades muito bem avaliadas, tanto pelo público interno como externo”. Este último aborda a reutilização ou aproveitamento completo de alimentos. “Então, essa temática alimentos na questão do meio ambiente foi bem abordada este ano, além da pesagem das bandejas -526 ao todo- que foi ampliada com a participação dos alunos de Medicina”, informa a coordenadora.

“Outra atividade nova que fizemos no campus foi o dia sem carro”, diz Magalhães.  “Foi a primeira vez. E mesmo não tendo uma super adesão, muita gente foi ao nosso encontro sem carro -a pé ou de bicicleta-, a maioria alunos. Foi um ´start´ para que todo ano a gente tenha esse momento, e assim como ocorreu com a pesagem das bandejas, a cada edição surge uma resposta mais positiva. Isso tudo, aliado às atividades já tradicionais, fez da SMA deste ano um grande sucesso”, conclui.

A V SMA USP-Bauru foi realziada no período de 03 a 07 de junho e integrou a XX SIMAB Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru.

RESULTADOS DA V SMA USP-BAURU
V Semana do Meio Ambiente – SMA USP Bauru

(XX SIMAB “Cidade sustentável: Bauru mais verde e azul”)

Data: 03/06/2019
Atividade: Roda de conversa “Adubo caseiro e plantas medicinais: têm tudo a ver com você”

Participaram desta atividade em torno de 50 pessoas, incluindo o grupo Revivendo da USP (grupo da terceira idade), funcionários da PUSP-B, funcionários da prefeitura de Bauru e alunos de diferentes cursos da UNESP. Os participantes ficaram muito satisfeitos com a abordagem sobre compostagem caseira e sobre os benefícios das plantas medicinais. Ainda ganharam o composto produzido no Campus e mudas de diferentes ervas. Nossos agradecimentos aos Eng. Agron. Sergio Mitsuo Ishicava e Enga. Agron. Valéria di Pietro, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Esta atividade recebeu cobertura da Rede Record TV e foi realizada no Prédio de Divisão ao Atendimento à Comunidade da PUSP-B.

Data: 03/06/2019 a 07/06/2019
Atividade: Apresentação dos Grupos de Trabalhos para o preparo do plano de gestão ambiental do Campus USP-Bauru

Durante os cinco dias de evento, os GTs abordaram as diferentes temáticas do plano de gestão ambiental aos alunos de graduação, durante 30 minutos (13h15-13h45) no Centro Cultural da PUSP-B. 

Contamos com a participação de 13 a 22 alunos por dia, os quais realizaram perguntas e também deram sugestões para a melhoria das atuações dos GTs no Campus, visando à preservação do meio ambiente.

Data: 04/06/2019
Atividade: Campanha diga não ao desperdício no Restaurante Universitário do Campus USP Bauru

Nesta atividade, foram pesadas as sobras das bandejas de 526 usuários, sendo que mais de 85% das bandejas foram consideradas como “prato limpo”, número que vem aumentando ao longo dos anos. 

Aproveitamos a oportunidade para orientar os usuários sobre o uso do copo permanente. Todo usuário recebeu uma fita do Bonfim laranja com o símbolo da campanha “USP Bauru: Diga não ao desperdício! Eu faço parte desta ideia”. Além disto, o RU foi decorado com flores laranjas e azuis feitas com material reutilizado e com frases alertando sobre questões ambientais.

Atividade: I-kitchen sustentável

Participaram desta atividade 32 alunos de graduação da FOB e 1 externo (Unesp). Os alunos apreenderam a preparar uma sopa de abóbora, torradas com casca de abobora e cocada festiva, com o aproveitamento completo dos alimentos. Foi uma atividade muito prazerosa e elogiada pelos participantes. 

Nossos agradecimentos à Profa. Nutr. Marcia Ferraz Leme (UNIP/Bauru) e sua equipe, assim como ao Sr. Mariano José Bucci (coordenador da Escola de Gastronomia Brasil – IGA/ Bauru) que nos concedeu com muita gentileza o espaço.

Data: 05/06/2019
Atividade: Entrega do composto orgânico nas Portarias de entrada do Campus USP de Bauru

Com ajuda dos alunos dos grupos PET Odontologia e Fonoaudiologia, nós entregamos 500 compostos orgânicos produzidos no Campus USP de Bauru em 4 portarias (Nações Unidas – carros, Octávio Pinheiro Brisolla – carros, Octávio Pinheiro Brisolla – pedestre, HRAC – pedestre) das 7h15 às 8h15. Esta atividade recebeu cobertura da TV Tem.

Atividade: Treinamento sobre separação de resíduos com funcionários terceirizados de limpeza do Campus

A Eng. Simone Berriel Joaquim Simonelli da PUSP-B ministrou uma palestra sobre separação de resíduos a 45 pessoas, incluindo o pessoal da limpeza do Campus e das terceirizadas.

Atividade: Feira de trocas de objetos usados incluindo acessórios (bijuterias, lenços, laços, bonés, gravatas), livros e brinquedos em bom estado de conservação, originais, sem cunho político, educativo ou religioso.

A ideia desta atividade foi incentivar a redução do consumo a partir da reutilização de materiais envolvendo alunos, docentes e funcionários do Campus bem como a Comunidade externa. 

Ao som de voz e violão e em um ambiente descontraído, passaram em torno de 100 pessoas pela Feira, com a troca de 150 vales. A cada ano percebemos um maior interesse da Comunidade em participar deste evento.

Data: 06/06/2019
Atividade: Treinamento sobre separação de resíduos com funcionários terceirizados de limpeza do Campus

A Eng. Simone Berriel Joaquim Simonelli, da PUSP-B, ministrou uma palestra sobre separação de resíduos a 35 pessoas, incluindo o pessoal da limpeza do Campus e das terceirizadas.

Atividade: Integração no CRUSP (Centro Residencial da USP) em prol do meio ambiente

Foi realizado um encontro educativo coordenado pela Profa. Dra. Dagma Venturini Abramides e equipe sobre os temas: coletividade, limpeza doméstica, manejo dos resíduos, desperdício de alimentos e organização em ambiente individual e comum. Dos 55 alunos de graduação moradores do CRUSP, 25 participaram da atividade e se dividiram em 6 grupos de acordo com o número de apartamento, preencheram um questionário e apresentaram as ideias. Na ocasião, foi realizada a 1a festa junina do CRUSP no Prédio de Divisão ao Atendimento à Comunidade da PUSP-B.

Data: 07/06/2019
Atividade: Dia sem carro – Pró-meio ambiente e saúde!

O objetivo desta atividade foi promover a reflexão sobre estilo de vida e estimular a locomoção alternativa ao carro para a FOB (a pé, bicicleta, transporte público ou transporte com veículo particular compartilhado com mais de dois integrantes).

Para esta atividade foi reservado o bolsão de carros em frente ao banco Santander, onde as pessoas deixaram suas bicicletas, algumas realizaram atividade física sob coordenação dos educadores físicos da PUSP-B (Alexandre Carrara e Alexandre Sassaki), receberam uma avaliação física (pressão arterial e bioimpedância) realizada pela Droga Raia e ainda ganharam um kit lanche saudável (maça ou mexerica e suco de laranja), com o apoio do Confiança Supermercado, FUNBEO e ABUSP, e um tirante para caneca. 

Os participantes concorreram a sorteio de 8 prêmios (3 kits Probikes, 3 lanches da tarde da Verde Maduro e 2 kits da DrogaRaia). Na ocasião foram expostos banners sobre mobilidade e emissão de gases poluentes e de efeito estufa. Passaram pelo bolsão em torno de 200-250 pessoas.

Atividade: Participação da FOB-USP na Feira Ambiental da XX SIMAB

Juntamente a outras Entidades e Instituições, foram apresentadas as iniciativas da USP Bauru no que diz respeito à educação ambiental e a separação de resíduos, assim como foi realizada uma gincana de separação dos resíduos com os alunos das escolas publicas de Bauru. Esta atividade foi realizada no Poupatempo, das 8h às 16 horas.

Jornalista Luís Victorelli (MTb 21.656)
Fotos: Denise Guimarães