USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

USP abre edital para residência multiprofissional em saúde

No HRAC/Centrinho-USP em Bauru são oferecidas 37 vagas, com bolsa mensal de R$ 3.330,43 do Ministério da Saúde; o processo seletivo será realizado pela Fuvest e o período de inscrição será de 22 de julho a 07 de agosto

A Universidade de São Paulo (USP), por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), abre edital para o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional, para início no ano letivo de 2020. As inscrições e o processo seletivo serão realizados pela Fuvest, que disponibiliza o edital e demais informações no site www.fuvest.br. O período de inscrição será de 22 de julho a 07 de agosto de 2019.

Para o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, são oferecidas 37 vagas. São 17 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais – distribuídas nas áreas de Biomedicina (1), Enfermagem (4), Fonoaudiologia (4), Odontologia (4), Psicologia (1) e Serviço Social (3) –, e 20 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva – nas áreas de Fonoaudiologia (13), Psicologia (3) e Serviço Social (4).

A residência prevê bolsa mensal para os classificados no valor de R$ 3.330,43, concedida pelo Ministério da Saúde. Poderão participar do programa os interessados que concluíram ou venham a concluir, até 01 de março de 2020, o bacharelado em um dos cursos de graduação mencionados. Até o dia da matrícula, os candidatos deverão possuir a inscrição definitiva ou provisória no respectivo conselho regional de classe, sempre que for aplicável.

O objetivo dos Programas oferecidos no HRAC-USP é formar profissionais de saúde, especialistas em Síndromes e Anomalias Craniofaciais ou em Saúde Auditiva, com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício em suas áreas profissionais, com rigor científico e pautado em princípios éticos, visando atuação integrada, por meio do treinamento em serviço.

Reconhecidos e credenciados pelos Ministérios da Saúde e da Educação, os Programas de Residência da USP têm carga horária total mínima de 5.760 horas, com atividades teóricas e práticas, e devem ser cursados em regime de dedicação exclusiva, não sendo permitido desenvolver outras atividades profissionais no período de sua realização.

Seleção
O processo seletivo terá duas fases.  A primeira fase será constituída de provas objetiva e dissertativa e realizada nos municípios de Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo no dia 01 de setembro de 2019. A segunda fase será uma análise curricular pela Comissão do Processo Seletivo a partir dos documentos que os candidatos classificados deverão anexar no site da Fuvest de 09 a 21 de outubro de 2019. A bibliografia para conhecimentos gerais e específicos a cada uma das áreas está disponível no edital. O edital completo e mais informações podem ser obtidas no site da Fuvest pelo link www.fuvest.br/residencia-area-profissional-da-saude.

Ensino em serviço
A Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional, constitui categoria de ensino de pós-graduação lato sensu destinada às profissões da saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horárias de 60 horas semanais. O HRAC/Centrinho-USP oferece esta modalidade de ensino desde 2010. Mais informações sobre os dois Programas oferecidos pelo Hospital em www.hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da PRCEU-USP / Foto: Adauto Nascimento, Banco de imagens HRAC-USP)