USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Setembro Amarelo: Mês de prevenção do suicídio

Neste ano, campanha traz programação virtual que inclui live com depoimentos de personalidades, palestras on-line com especialistas, sessões de filmes, live musical, além de série de vídeos informativos

No mês que se inicia, celebra-se, em todo o mundo, mais uma edição do Setembro Amarelo, uma campanha que visa quebrar o tabu em torno do tema suicídio e levar à população informação relevante em favor da vida.

Em Bauru, neste ano, além de monumentos e locais iluminados de amarelo, a campanha traz programação virtual que inclui live com depoimentos de personalidades, palestras on-line com especialistas, sessões de filmes, live musical, entre outras ações. O objetivo é despertar no grande público o senso de urgência e atenção em relação aos que tanto sofrem. A promoção é do Centro de Valorização da Vida (CVV) local.

Segundo informações do CVV-Bauru, aproximadamente 32 pessoas cometem suicídio todos os dias no Brasil. Onde a mobilização em favor da vida cria redes de cuidado e atenção, esses números caem drasticamente. A prevenção, portanto, não é assunto apenas de profissionais de saúde ou ONGs humanitárias. Todos são chamados a fazer algo pelos que estão em situação de risco e, muitas vezes, nem sabem!

 

 

Materiais multimídia
Outro destaque deste Setembro Amarelo é que o CVV, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), disponibiliza seu mais recente lançamento, um conjunto de materiais multimídia com o objetivo de reduzir os índices crescentes de suicídio entre jovens e adolescentes no Brasil. O Ministério da Saúde, inclusive, considera como grupo de risco jovens entre 14 e 24 anos de idade.

O material tem curadoria de especialistas em saúde mental, como o psiquiatra da Unicamp Neury Botega, da psicóloga doutora pela USP Karen Scavacini e de representantes do CVV e do UNICEF.

O conteúdo está disponibilizado em três séries:

Vídeos para jovens: vídeos de 1 minuto para fácil compartilhamento nas redes sociais, nos quais jovens falam diretamente para jovens sobre problemas que podem impactar na saúde emocional e na vontade de viver, como drogas, abuso sexual, pressão por notas e discriminação; em todos eles, são apontadas alternativas e possibilidades de se buscar ajuda;

Vídeos para pais e educadores: vídeos e guia em PDF para que adultos envolvidos na saúde emocional e mental de jovens e adolescentes, no caso pais e educadores, possam estar melhor preparados para lidar com a questão;

Vídeos para facilitadores de grupos de apoio: videoaulas e guia em PDF para pessoas interessadas em montar ou facilitar grupos de apoio a sobreviventes do suicídio.

Esses materiais são de uso livre, sem custo e sem necessidade de autorização prévia por qualquer interessado, desde que seja mantido o conteúdo original e a referência ao CVV. Além de voluntários do CVV, o projeto contou com o apoio técnico do psiquiatra Neury Botega e da psicóloga Karen Scavacini. Todos esses materiais estão disponíveis no site e redes sociais do CVV. Confira em www.cvv.org.br/conheca-mais.

(Com informações do CVV Bauru)