Encontro discute ética em pesquisa em seres humanos

Oitava edição do evento acontece nos dias 01 e 02 de outubro, em formato digital; inscrições estão abertas

Como elaborar os documentos virtuais para as pesquisas on-line, que têm ocorrido com muita frequência em razão da pandemia? Quais os aspectos éticos que envolvem as pesquisas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS)? Esses são alguns dos temas que serão abordados no 8º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa da USP-Bauru, que será realizado em formato digital nos dias 01 e 02 de outubro de 2020, com transmissão via YouTube e IPTV USP.

Promovido pelos Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEPs) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), o evento tem como objetivo discutir informações, as normas atuais relacionadas à ética em pesquisa em seres humanos e, principalmente, a proteção e direitos dos participantes.

A abertura do Encontro acontece no dia 01 de outubro, às 13h45, e contará com as participações de Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP e superintendente do HRAC-USP, e das coordenadoras dos CEPs da FOB-USP e HRAC-USP, Juliana Fraga Bombonatti e Renata Paciello Yamashita, respectivamente.

A programação abordará temas como acesso pós-estudo aos melhores métodos terapêuticos, diagnósticos ou profiláticos, criação de bancos de dentes humanos, especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o SUS (Resolução CNS 580/2018), pesquisas on-line e elaboração dos termos de consentimento ou assentimento livre e esclarecido virtuais (TCLE/TALE), acreditação dos CEPs, além de momentos para perguntas dos participantes.

Entre os palestrantes convidados estão renomados pesquisadores e membros da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O evento é voltado a estudantes universitários, docentes, pesquisadores, profissionais e demais interessados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do HRAC-USP até o dia 30 de setembro. Haverá emissão de certificado para os participantes inscritos que assinarem as listas de presença, que serão disponibilizadas virtualmente durante as apresentações. As instruções para acesso ao evento serão enviadas aos inscritos por e-mail.

Programação completa e formulário de inscrição em www.hrac.usp.br/eventos. Mais informações pelo e-mail encontrocep.bauru@usp.br.

8º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa da USP-Bauru – Edição Digital
Quando: 01 e 02/10/2020, via YouTube e IPTV USP
Público-alvo: estudantes universitários, docentes, pesquisadores, profissionais e demais interessados
Programação e inscrições (até 30/09/2020): site www.hrac.usp.br/eventos