Seminário debate políticas públicas para saúde auditiva

Evento começa nesta quinta-feira, 5, e reúne secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representantes do Ministério da Saúde, universidades e outros órgãos do país

Está marcada para às 8h desta quinta-feira, 5/5, no campus de Bauru da Universidade de São Paulo (USP), a abertura da quinta edição do Seminário Científico Políticas Públicas, Serviços e Sistemas em Saúde Auditiva. O evento segue até sexta-feira, 6/5, com programação que inclui conferência internacional, palestras, mesas redondas, oficinas de discussão e apresentação de pôsteres.

O tema central das discussões será a política nacional de atenção à saúde auditiva e os seus seis anos de implantação no Brasil. Assuntos de grande impacto para a população serão debatidos, como a implantação de programas de triagem auditiva em recém-nascidos (o popular teste da orelhinha), que se tornou obrigatória pela Lei Federal nº 12.303, de agosto de 2010.

Outra questão relevante é a organização da rede de saúde auditiva em relação à terapia fonoaudiológica, ou seja, ao acompanhamento e reabilitação do paciente após adaptação de aparelho de audição. A saúde, a educação e os direitos da pessoa com deficiência também estarão em pauta.

“A partir da experiência dos participantes e das discussões promovidas no seminário, vamos elaborar propostas e recomendações em conjunto, que posteriormente serão apresentadas às áreas técnicas do governo, nas esferas federal, estadual e municipal”, destaca a fonoaudióloga Maria Cecília Bevilacqua, responsável pela Seção de Implante Coclear do Centrinho-USP e uma das coordenadoras do evento. “Nosso objetivo é nortear ações futuras voltadas à população com deficiência auditiva no país”, pontua.

O evento
Estão inscritos mais de 330 profissionais e estudantes das áreas de educação, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, pediatria e psicologia, entre outras especialidades da saúde. Entre os convidados, estão representantes da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outros órgãos e universidades do país.

Na cerimônia de abertura, estarão presentes o superintendente substituto do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, João Henrique Nogueira Pinto, a fonoaudióloga Maria Cecilia Bevilacqua, o diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, José Carlos Pereira, além da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Organizado pelo Hospital Centrinho e pela FOB, ambos da USP, o seminário conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Serviço:
V Seminário Científico Políticas Públicas, Serviços e Sistemas em Saúde Auditiva
Data: 5 e 6 de maio de 2011
Local: Teatro Universitário da USP-Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75. Vila Universitária. Bauru-SP)
Site do evento: http://www.centrinho.usp.br/eventos/info
Mais detalhes: 14 3235-8437 ou eventos@centrinho.usp.br