STE: Aumento de 170% no atendimento remoto

A Seção de Tecnologia Educacional da Faculdade de Odontologia de Bauru (STE-FOB-USP) teve nos últimos doze meses um aumento de 170% no número de chamados e atribuições em comparação ao período anterior. Antes da pandemia, entre 12 março de 2019 a 11 de março de 2020, foram atendidos 210 chamados. No período subsequente (março 2020/21) este número saltou para mais de 580.

A STE é vinculada à Assistência Técnica Acadêmica da FOB-USP e oferece suporte técnico no que se refere aos serviços: Ambiente Virtual de Aprendizagem, Design Gráfico, Fotografia e Vídeo, Software e Transmissão via Internet. A equipe é integrada pelos servidores técnicos Alexandre A. Pascotto Montilha, Camila Medina (chefe da seção), Denise  Guimarães Guedes, Edmilson Rodrigues de Oliveira e Rubens Kazuo Kato.

“Recebemos feedbacks positivos dos servidores docentes e técnicos, e também da Direção da FOB quanto às atividades prestadas e percebemos que muitos professores estão aderindo ao uso das ferramentas propostas. Tudo isso serve de combustível para que possamos continuar ajudando a comunidade nesse momento tão difícil. Enfim, gostaríamos de compartilhar com a comunidade do campus USP de Bauru os nossos serviços e os resultados desta produção”, informa a designer Camila Medina, responsável pela Seção.

Serviços oferecidos

A STE atende diferentes públicos do campus USP de Bauru em diversas modalidades da Tecnologia Educacional. Para auxiliar as atividades dos docentes, são oferecidos treinamentos on-line e criados diversos materiais instrucionais para impulsionar o uso do e-Disciplinas e do USP Extensão –ambientes virtuais de aprendizagem adotados pela USP no ensino de graduação, pós-graduação e demais cursos de extensão. A atividade docente em uma plataforma como o e-Disciplinas está relacionada ao uso de ferramentas diversas como diário, fórum, tarefa, wiki etc, as quais podem ser escolhidas de acordo com estratégias pedagógicas específicas.

Os docentes e servidores técnicos também utilizam outras ferramentas, além dos serviços e aplicativos do Google para atividades on-line, como o Google Meet, o Google Drive, o YouTube, o Google Docs etc. Os tutoriais, guias e informativos são desenvolvidos e enviados regularmente pela STE, para que todos possam extrair o pleno potencial dessas ferramentas. Todos os materiais são encaminhados por email e ficam disponíveis em uma sala no e-Disciplinas.

A Sala Modelo da STE é um ambiente permanente, não arquivável, acessível a todos os docentes da Unidade, e também está disponível aos demais servidores interessados, mediante inscrição.

Produção da STE-FOB-USP

36 FAQs:  tutoriais passo a passo voltados a atividades específicas ou à solução de problemas/dúvidas referentes a: Ferramentas de apoio audiovisual, Recursos e atividades dos ambientes virtuais de aprendizagem (e-Disciplinas e USP Extensão), Aplicativos do Google Workspace for Education.

15 TE-Ajuda: informativos breves sobre algum serviço prestado pela STE, recomendações de uso sobre ferramentas de apoio ou algo mais de interesse da comunidade.

24 Tutoriais em vídeo: tutoriais passo a passo voltados a atividades específicas ou à solução de problemas/dúvidas para: Ferramentas de apoio audiovisual, Recursos e atividades dos ambientes virtuais de aprendizagem (e-Disciplinas e USP Extensão), Aplicativos do Google Workspace for Education, Ferramentas colaborativas ou de suporte ao ensino remoto.

2 Tutoriais em texto: guias sobre atividades síncronas e assíncronas, e recursos e atividades do e-Disciplinas (elaborados com o auxílio da Profa. Deborah V. Ferrari, do Departamento de Fonoaudiologia).

10 Treinamentos on-line: treinamentos oferecidos a grupos de docentes e monitores de pós-graduação, ou individualmente, sobre diversos assuntos: Plataformas de ensino remoto, Ferramentas audiovisuais, Recursos educacionais abertos, Recomendações para a elaboração de vídeos.

9 Oficinas / Treinamentos (design, fotografia, AVA, recursos educacionais abertos etc). Design de Apresentações – Parte 1. Design de Apresentações – Parte 2. Recursos Educacionais Abertos. Treinamento Básico: Ferramentas para EaD. Oficina de Design (Fonoaudiologia). Wikipédia como Ferramenta de Tecnologia Educacional (4).

19 Guias rápidos e-Disciplinas / USP Extensão: Senha única, Primeiro acesso. Auto-inscrição.

Conheça mais

Seção de Tecnologia Educacional da FOB-USP
Página institucional: www1.fob.usp.br/fob/secoes-servicos-e-setores/secao-de-tecnologia-educacional/
E-mail de contato: tecnologia.educacional@fob.usp.br