USP é líder mundial em publicações na área de DTM

O periódico científico internacional Journal of Oral Rehabilitation, revista de alto impacto na área (impact factor 2.304), publicou em sua edição de maio/2021, análise bibliométrica sobre publicações mundiais na área de Disfunção Temporomandibular (DTM) nos últimos 10 anos, de 2010 a 2019. A finalidade do levantamento foi de detectar quais universidades, países e grupos de pesquisa mais publicaram e foram citadas no período.

Os resultados apresentaram a Universidade de São Paulo como a instituição que mais publicou artigos, num total de 179 pesquisas na área, correspondente a 5,7% de todos os artigos na década. Em seguida, as Universidades de Aarhus (Dinamarca), Amsterdam, Vrije Amsterdam (Holanda) e Malmo (Suécia) foram as mais produtivas.

Os estudos foram realizados por cinco grupos internacionais de pesquisadores na área, sendo o professor Paulo César Rodrigues Conti, do Departamento de Prótese da FOB-USP, citado como centralizador do grupo de pesquisa na USP, a mais produtiva. Outros pesquisadores que centralizaram as atividades em suas universidades foram Peter Svensson (Universidade de Aarhus, Dinamarca), Ricahrd Orbach (Universidade de Bufallo, EUA) , Frank  Lobbezzo (Universidade de Amsterdam, Holanda) e Mike John (Universidade de Minnesota, EUA).

Como estratégia de busca, foram utilizadas palavras-chave relacionadas à área em publicações na língua inglesa, sendo coletadas informações sobre o país da publicação, a instituição, os autores e as palavras-chave. Os métodos bibliométricos VOSviewer1.6.13 e CiteSpace 5.6.R2 foram usados nessa tarefa. Ainda foram determinados os assuntos mais estudados no período, os artigos mais citados e as colaborações entre os principais grupos.

Para o professor Conti, a inserção da USP como a mais produtiva é motivo de honra para todos os envolvidos nos grupos de pesquisa. “As DTM afetam de maneira significativa uma considerável parcela da população mundial, impactando a qualidade de vida e gerando ansiedade e depressão, entre outros. Assim, isso nos coloca em destaque numa área ainda pouco explorada, abrindo uma perspectiva muito grande para a expansão de nossas pesquisas para oferecermos cada vez mais diagnósticos mais corretos e terapias mais eficazes”.

As DTM estudam as dores e disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM) e dos músculos da mastigação. Dores na face, cabeça, estalos e travamentos são alguns dos sintomas desses problemas.

O artigo

Título: Mapeamento das tendências de pesquisa de Disfunções Temporomandibulares de 2010 a 2019: uma análise bibliométrica

Publicação: Journal of Oral Rehabilitation – Edição Maio de 2021

Resumo

História: Devido a várias manifestações clínicas e evoluções complicadas, Distúrbios Temporomandibulares (DTM) são difíceis de tratar. O conhecimento atual sobre esta doença permanece insuficiente para um tratamento preciso após o diagnóstico.

Objetivos: O objetivo deste estudo é obter e mapear as tendências da literatura geral e palavras-chave mais citadas em pesquisas sobre DTM.

Métodos: Muitos indicadores, incluindo número anual de publicações, distribuição por país, cooperações globais, contribuições de autores, periódicos originais, referências citadas e palavras-chave foram calculados e avaliados usando VOSviewer v.1.6.13, que visualizou muitos resultados do banco de dados WoSCC.

Resultados: Um total de 3.121 artigos sobre pesquisa de DTM foram recuperados de 2010 a 2019. Os Estados Unidos produziram a maioria dos artigos publicados, mas a instituição mais produtiva foi a Universidade de São Paulo (Brasil). Pesquisadores e instituições que conduzem pesquisas de DTM mostraram uma conexão muito ampla e próxima. As DTM foram estudadas em todo o mundo por muitos centros de pesquisa. Professor Svensson P. foi o pesquisador mais publicado na pesquisa de DTM e o Journal of Oral Rehabilitation publicou a maioria dos artigos de pesquisa em DTM. As referências mais citadas principalmente envolviam critérios diagnósticos de DTM. As palavras-chave mais citadas formaram grupos: (a) Fator anatômico de DTM, (b) Sintomas de DTM e (c) RDC / TMD, os fatores de risco, fatores biopsicossociais e epidemiologia das DTM.

Conclusões: Os resultados da pesquisa fornecem dados muito valiosos para um entendimento completo da situação de pesquisa de DTM e demonstrou importante cooperação internacional.