Campus recebe alunos de pré-iniciação científica

O campus de Bauru da Universidade de São Paulo (USP) recebeu, no dia 3 de maio, novos alunos do Programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade. A cerimônia de recepção aconteceu no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

Ao todo, a USP-Bauru recebeu 49 alunos do ensino médio da rede pública de ensino. Desses, 21 desenvolverão suas atividades no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e 28 ficarão na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Esta é a segunda turma do Programa que o campus recebe.

Os principais objetivos do Programa são despertar e incentivar o interesse dos alunos da rede pública pela atividade de pesquisa científica, auxiliar a definição das áreas de interesse profissional de cada um deles e aproximar a Universidade do Sistema de Ensino Médio.

Os estudantes são selecionados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e receberão bolsa mensal de R$ 100. O Programa de Pré-Iniciação Científica da USP é realizado numa parceria entre a Universidade, a Secretaria Estadual de Educação e o Banco Santander.

Como funciona?
Os alunos participarão de atividades nas unidades duas vezes por semana, num total de oito horas semanais, fora do horário de aulas, durante o período de 12 meses a partir da data de início no Programa.

Além das atividades de pesquisa, coordenadas e orientadas por profissionais da USP, os alunos participarão de reuniões como simpósios, seminários e conferências, onde terão a oportunidade de apresentar os resultados de suas atividades na Universidade e sua repercussão na escola e na sua vida pessoal.

Ao término do programa, o estudante apresentará relatório das atividades desenvolvidas. O estudante deverá também realizar uma exposição de sua experiência na escola de origem, onde também tem professor supervisor.

Tiago Rodella (MTb. 57.490)