USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Centrinho lança projeto para promover saúde de funcionários

Alimentação, educação, postura e equilíbrio sustentam dois importantes elementos da nossa vida: saúde e trabalho. Pensando nisso, o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP se uniu à Superintendência, ao Serviço Administrativo e a profissionais de outros setores como Enfermagem, Fisioterapia, Nutrologia, Serviço Social, Laboratório de Análises Clínicas, Psicologia, Comunicação e Educação Física (da CCB-USP) para lançar o projeto Cuidar da Gente – uma iniciativa de promoção de saúde nos níveis orgânico, emocional e social destinada a funcionários do Centrinho-USP.

“De alguma forma, todos nós do Centrinho cuidamos de gente. Afinal, do administrativo ao ambulatório, todos temos como foco o paciente. Por isso, está na hora de cuidarmos da gente também. É preciso estar bem para poder cuidar do outro”, reflete a nutricionista da equipe do Centrinho-USP que idealizou o projeto, Suely Prieto de Barros.

Entre os objetivos gerais do Projeto estão a promoção e o incentivo da qualidade de vida, o bem-estar individual e de grupos, enfatizando a utilização de medidas práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Por meio da chamada Educação Laboral (que visa construir um aprendizado gradativo até gerar novos hábitos de vida), a equipe terá como desafio sensibilizar todos os colaboradores do Centrinho-USP para a importância de investir em comportamentos saudáveis. Na rotina, serão ministradas aulas de educação para a saúde e oferecidas orientações e informações pontuais sobre riscos de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão arterial etc.

O comprometimento com o projeto será por cerca de seis a oito meses e a data prevista para início é 10 de outubro de 2011. Neste mês de agosto, serão recebidos os e-mails com a intenção de participação para que os profissionais voluntários envolvidos na pesquisa possam dimensionar o número de participantes.  Definido o número de participantes e todos os detalhes das ações práticas, na primeira etapa do projeto (em outubro), todos os participantes passarão por avaliações antropométricas, dietéticas, laboratoriais, sociais, físicas, ergonômicas, psicológicas, de qualidade de vida, condições atuais de saúde,  antecedentes mórbidos e presença de doenças crônico-degenerativas. Estas avaliações serão realizadas no início e no final do projeto e implicam em preenchimento de questionários, medidas e avaliações corporais, além de exames de sangue.

Elaine de Sousa (Mtb 29.593)
Arte: Marisa Romangnolli / SerCom Centrinho-USP