A FOB – Faculdade de Odontologia de Bauru, integra o Campus da Universidade de São Paulo, juntamente com o Centrinho/HRAC, e a Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru.
Criada em 1948, a FOB foi implantada efetivamente em 1962, e conta atualmente com cursos nas áreas de Odontologia e de Fonoaudiologia.
Os cursos de Odontologia e Fonoaudiologia proporcionam aos alunos uma fundamentação teórico-prática e científica integrada, com objetivo de formar profissionais altamente qualificados e oferece a oportunidade de se engajarem em programas de iniciação científica à pesquisa, através do PET – Programa de Educação Tutorial – CAPES/MEC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica-CNPq/USP e Bolsas de Iniciação Científica – FAPESP.
Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 118 docentes, a maioria em tempo integral, e 233 servidores administrativos, operacionais e técnicos que, juntamente com seus alunos de graduação e pós-graduação, são responsável pela alta qualificação no ensino, pesquisa e serviços prestados à comunidade, como demonstrado pelos índices de avaliação realizada pelos órgãos competentes.
Entre suas metas, a prioridade é a formação em nível de graduação de cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos, contando para isso com a motivação do nosso corpo docente. Em seguida, o aprimoramento das atividades de pós-graduação, ajustando-se o tempo de titulação e publicações oriundas dos trabalhos de dissertações e teses.
Para atingir essas metas, almeja-se sempre a obtenção e adequação de espaços físicos, como laboratórios e clínicas, que permitam a aplicação segura e eficiente dos três princípios básicos da Universidade, ou seja:
I) promover e desenvolver todas as formas de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa;
II) ministrar o ensino superior visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação e do magistério em todas as áreas de conhecimento, bem como à qualificação para as atividades profissionais e
III) estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino e pesquisa.
Saiba mais: